A Música Transformando Vidas

  • 11 nov, 2019

A Música Transformando Vidas

 

“O NEOJIBA não ensina só a tocar e a ter disciplina. Ensina você a aprender sobre sua história também, ajuda você a se conhecer. E hoje eu sou mais feliz. NEOJIBA é uma oportunidade de vida.” Quem escuta Kayodê, de apenas 11 anos, se surpreende com a maturidade do menino. Kayodê Andrade entrou no NPM da Liberdade, patrocinado pelo Magazine Luiza, em 2016, ano de fundação do núcleo do NEOJIBA no bairro. Ele começou tocando violino, passou pela viola e hoje toca violoncelo. A mãe do menino, Dilcéia Santos Souza, faz questão de falar com carinho do Programa: “Kayodê era muito elétrico. Eu nunca imaginei que ele pudesse se moldar na vida, através da delicadeza de um instrumento. E hoje, ele mudou muito. O NEOJIBA é de tanta valia na educação do meu filho, que eu não tenho palavras para descrever a emoção que sinto e a gratidão que tenho por este Programa”.

O Núcleo de Práticas Musicais da Liberdade funciona nas instalações da OAF, Organização de Auxílio Fraterno, no bairro da Liberdade. É coordenado pela violista Nataly do Vale desde junho deste ano. São 182 integrantes matriculados, com idades de 6 a 22 anos, orientados por 27 instrutores e monitores, todos músicos. As atividades são diárias, de segunda a sexta-feira. Há turmas de iniciação musical, canto coral, cordas friccionadas e sopros, em horários matutinos, das 8 às 11h, e vespertinos, das 14 às 17h. Além de duas orquestras, a OPE - Orquestra Pedagógica Experimental e a OCI - Orquestra de Cordas Infantil.

Raiara Amaral, 16 anos, integrante da OPE – Orquestra Pedagógica Experimental, fala sobre o contato com a música através do programa: “O NEOJIBA é riquíssimo em termos de cultura. A gente aprende muito. Que pena que outros jovens no país não têm esta oportunidade. Aqui, eu descobri o que eu quero fazer da minha vida. Eu quero fazer música. É tocando que eu me realizo e me sinto feliz”, nos conta ela, com brilho nos olhos e com o sorriso aberto.

O NEOJIBA

Levar alegria, educação, cultura e música é um dos objetivos do NEOJIBA. Criado há 12 anos, o Programa NEOJIBA – Núcleos de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia - promove o desenvolvimento, atendimento psicossocial e a integração social de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade por meio de ensino e da prática musical coletivas. É um Programa do Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social e gerido pelo Instituto de Ação Social Pela Música. Já são mais de 10 mil crianças, adolescentes e jovens atendidos na Bahia.

 

 


Comentários