Público aplaude de pé os 12 anos do NEOJIBA

  • 21 out, 2019

Público aplaude de pé os 12 anos do NEOJIBA


“Transforma” foi o tema dos 12 anos do NEOJIBA, que foi  comemorado com um festival de música. O ‘Festival de Aniversário’  teve 12 concertos  ontem (19) e anteontem (20) no Parque do Queimado, no bairro da Liberdade, em Salvador. Apresentações que mexeram com a emoção de algumas pessoas. “A sociedade tem que proteger esse projeto, pois é muito importante para os nossos jovens”, fez questão de frisar, entre um aplauso e outro, a professora de História da Arte da EBA/UFBA, Vânia Carvalho. “Demorei em conhecer o NEOJIBA, mas agora, sigo o projeto para onde quer que ele vá”, disse emocionada.

 

“Sou motorista e transporto também meninos do NEOJIBA há muitos anos, eles tocam demais, é forte e me emociona sempre”, relata Jackson Melo. De tanto ver o NEOJIBA, o seu filho Kauã, de oito anos, entrou no programa há dois anos. “Moramos em São Cristóvão e todos os dias eu levo meu filho para o Núcleo do NEOJIBA no bairro da Federação”, comentou emocionado.

 

PERFORMANCES e PARQUE – Nas plateias tinham moradores dos bairros do Barbalho, Macaúbas e Liberdade, mas também estrangeiros, como o inglês Alastair Mason. Com pai inglês, mãe escocesa e residindo em Salvador onde é professor, Mason aplaudiu de pé o concerto da Orquestra Castro Alves (OCA) do NEOJIBA que aconteceu no domingo (20). “Fico emocionado por tudo que representa o projeto e com a qualidade das performances; o espaço é amplo, ventilado e com muitas árvores. Eu recomendo!” finalizou com entusiasmo.

 

“Sou assistente social, apreciadora do NEOJIBA e posso garantir que este programa é um exemplo de política pública”, comentou Felícia Fernandes também no domingo. Com cerca de 10 mil m² de área, a sede do NEOJIBA no Parque do Queimado também é tombada como Patrimônio Cultural do Brasil pelo IPHAN. O espaço pode receber até 1,2 mil crianças, jovens e adolescentes nas atividades de formação musical e em apresentações musicais. As apresentações do NEOJIBA são sempre gratuitas e a área dispõe de seguranças e estacionamentos permanentes na sua área interna. 

 

TEMA e NÚCLEOS – Entre os concertos, o maestro e diretor geral do NEOJIBA, Ricardo Castro, explicava a temática. “O movimento literário e musical alemão ‘Sturm und Drang’ representa um dos momentos de maior transformação na linguagem artística no ocidente, simbolizando assim os 12 anos do NEOJIBA, repletos de transformações”, disse Ricardo Castro. Alguns pessoas que já foram integrantes do NEOJIBA transformaram-se em instrutores ou coordenadores do Programa; muitos seguem carreiras profissionais de sucesso na música ou fora dela, enquanto outros estudam em instituições de excelência no exterior, sendo exemplos para os novos integrantes que chegam ao programa.

 

No mês passado (setembro) ocorreram mais ‘transformações’ e foi iniciada a implantação dos Núcleos Territoriais do NEOJIBA (NTN) que possibilitará no final, a ampliação do trabalho do NEOJIBA para mais de 200 municípios baianos. Os NTN estão nas cidades de Teixeira de Freitas, Vitória da Conquista e Feira de Santana. A ideia é que até 2023 o NEOJIBA já possa atender centenas de municípios baianos, através de 10 NTN, incluindo aí o Núcleo Central que fica em Salvador. O NEOJIBA é um programa do Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social e gerido pelo Instituto de Ação Social Pela Música. Tem por objetivo promover o desenvolvimento e a integração social de crianças, adolescentes e jovens, prioritariamente em situações de vulnerabilidade, através do ensino e da prática musical coletivos.

 

Mais informações acompanhe o instagram (@neojiba) e o facebook (NEOJIBA).

Veja fotos do Festival de Aniversário dos 12 anos do NEOJIBA: https://www.flickr.com/photos/neojiba/albums

Veja o vídeo do Festival de Aniversário dos 12 anos do NEOJIBA: https://www.youtube.com/watch?v=6sOKvnGkC4w&t=8s


Comentários