• Inicial
  • Mídia
  • Notícias
  • Ricardo Castro faz recital gratuito com composições de Chopin e Mozart neste domingo (20), às 15h

Ricardo Castro faz recital gratuito com composições de Chopin e Mozart neste domingo (20), às 15h

  • 19 out, 2019

Ricardo Castro apresenta neste domingo (20), às 15h, no Parque do Queimado (Rua Saldanha Marinho, 10/32, Liberdade), em Salvador, um recital especial de piano. No programa, duas sonatas, a ‘Marcha Turca’ do compositor austríaco do século XVIII, Wolfgang Amadeus Mozart (Salzburgo/1756–Viena/1791), e a ‘Marcha Fúnebre’ do polonês Fryderyk Franciszek Chopin, (Żelazowa Wola/1810—Paris/1849) do século XIX.

O recital encerra o Festival de Aniversário de 12 anos do NEOJIBA que começa sábado (19), sempre das 10h às 16h, com 12 concertos gratuitos. A programação completa está no site www.neojiba.org. O Parque do Queimado dispõe de seguranças e amplo estacionamento. Os interessados nos concertos devem chegar com uma hora de antecedência para obter as senhas de entrada. Ricardo Castro é criador e diretor geral do NEOJIBA. O programa é vinculado à Secretaria de Justiça (SJDHDS) e é considerado como política pública social prioritária pelo Governo do Estado da Bahia.

MARCHA TURCA A chamada ‘Marcha Turca’ de Mozart é, na verdade, o terceiro movimento da Sonata para piano nº 11 em lá maior, K. 331, que inclui os movimentos ‘Andante grazioso’ (tema com 6 variações), ‘Menuetto’ (minueto e trio) e ‘Alla Turca: Allegretto’, este último, a conhecida marcha. Provavelmente Mozart compôs essa sonata em Viena ou Salzburgo, por volta de 1783. A ‘Marcha Turca’, como é conhecida popularmente, é um dos trabalhos mais conhecidos do compositor austríaco. Ela imita o som das bandas ‘Janízaras Turcas’, música que estava em moda naquele período.

Vários outros trabalhos tentavam imitar essa composição, incluindo a própria ópera de Mozart ‘O Rapto do Serralho’. A marcha se tornou tão popular que já foi utilizada em cinema, televisão, executada e/ou adaptada em apresentações de música pop, rock e até nos trios elétricos do Carnaval de Salvador. Mozart é considerado um gênio e um dos maiores compositores do mundo ocidental de todos os tempos. Foi autor de mais de 600 obras, muitas delas referenciais na música sinfônica, concertante, operística, coral e pianística, influenciando compositores até 200 anos depois da sua época, se tornando também um ícone popular, objeto de muitos livros e filmes.

MARCHA FÚNEBRE Chopin compôs sua Sonata para piano Nº 2 em si bemol menor, Op. 35 em 1839 em Nohant, perto de Châteauroux, na França, mas, o terceiro movimento, conhecido como ‘Marcha Fúnebre’ foi composto anteriormente, em 1837. A sonata tem quatro movimentos. O próprio Chopin não denominava a marcha de ‘fúnebre’ e segundo estudiosos especializados na sua obra, ele evitava adjetivar as suas composições.

A ‘Marcha Fúnebre’ de Chopin se tornou também extremamente popular, sendo utilizada em filmes, televisão, shows e criações das mais variadas linhas artísticas. Muitas dessas utilizações populares deram uma conotação leiga desvirtuada da composição original, tratando-a como para situações depressivas e/ou ‘derrotistas’, quando na verdade, segundo os estudiosos, Chopin buscou um sentimento de respeito e solenidade para a composição. Chopin é considerado um dos maiores compositores para piano e um dos pianistas mais importantes da história da Música Ocidental. Sua técnica refinada e sua elaboração harmônica e a sua duradoura influência na música até os dias de hoje são considerados grandes referenciais.

RICARDO CASTRO Ricardo Castro (www.ricardocastro.com) tocou com algumas das mais importantes orquestras, como Gewandhaus de Leipzig, Tonhalle de Zurich, BBC Philharmonic de Londres, English Chamber, Academy of St. Martin in the Fields, City of Birmingham Symphony, Tokyo Philharmonic, Orchestre de la Suisse Romande e Mozarteum de Salzburg.

Também se apresentou em algumas das mais conceituadas salas de concerto, como Konzerthaus em Viena, Palau de la Música em Barcelona, Alte Oper de Frankfurt, Auditorio Nacional de Madrid, Théâtre des Champs Elysées, Concertgebouw de Amsterdam, Tonhalle de Zurich, Queen Elizabeth Hall de Londres, Victoria Hall de Genebra, Konzerhaus de Berlim e Centro Cultural de Belém, em Lisboa, e Sala São Paulo, na cidade de São Paulo, dentre muitas outras.

Leciona desde 1992 no bacharelado e no mestrado da Haute École de Musique de Lausanne, na Suíça, já gravou diversos CD e recebeu muitos prêmios, como o Honorary Membership da Royal Philharmonic Society. O título foi concedido apenas 131 vezes, em 200 anos, a personalidades como Brahms, Liszt ou Stravinsky, em reconhecimento a importantes serviços prestados à música.

Ricardo Castro já gravou vários discos para o selo Arte Nova - BMG com obras de W. A. Mozart, Manuel De Falla, Franz Liszt e o box de cinco CDs Master Pieces dedicado à Frédéric Chopin para comemorar os 150 anos da morte do compositor, com a integral dos Noturnos, os 2 Concertos, as 4 Balladas, as Sonatas Op. 35 (Marcha Fúnebre) e Op. 58 em si menor, 3 Polonaises e as Valsas Op. 64.

Acesse e acompanhe também o instagram (@neojiba) e o facebook (NEOJIBA). Foto: Karol Azevedo.


Comentários