• Inicial
  • Mídia
  • Notícias
  • “Transforma” é o tema do Festival de Aniversário do NEOJIBA neste fim de semana (19 e 20)

“Transforma” é o tema do Festival de Aniversário do NEOJIBA neste fim de semana (19 e 20)

  • 17 out, 2019

“Transforma” é o tema do Festival de Aniversário do NEOJIBA neste fim de semana (19 e 20)

O NEOJIBA (www.neojiba.org) completa 12 anos de fundação no próximo domingo, entrando na adolescência, idade de transformação, crescimento e amadurecimento. ‘Transforma’ foi o tema escolhido para o Festival de Aniversário do Programa, que tem como patrocinador a Solar Coca-Cola e acontece neste fim de semana (19 e 20), sempre a partir de 10h, no Parque do Queimado (Rua Saldanha Marinho, 10/32, Liberdade), em Salvador.

“Nestes 12 anos de tocar, cantar e lutar, temos testemunhado graças à implantação do NEOJIBA uma grande transformação na vida de milhares de crianças, adolescentes, jovens e suas famílias”, destaca Ricardo Castro. Segundo ele, essa politica pública, que entra agora na adolescência, passa por seu mais importante processo de transformação desde sua criação em 2007, com a abertura de Núcleos Territoriais do NEOJIBA em todo o estado da Bahia.

“Em homenagem a todos esses processos, escolhemos o movimento literário alemão ‘Sturm und Drang’, que representa o momento de maior transformação na linguagem musical ocidental, para ilustrar o tema de nosso Festival de Aniversário”, completa o diretor geral do Programa. Vários grupos do NEOJIBA apresentarão obras primas de Mozart, Haydn, Schubert e Beethoven, entre outras obras do repertório nacional e internacional, contemporâneo e também infantil. “Encerrarei o Festival com um recital de piano dedicado a Mozart e Chopin e duas de suas obras mais emblemáticas: as Sonatas da Marcha Turca e da Marcha Fúnebre”, relata Ricardo Castro.

PROGRAMAÇÃO dias 19 e 20

Os 12 concertos gratuitos no Parque do Queimado marcam o Festival, com os vários grupos de diversos núcleos, com destaque para um recital de piano inédito do fundador do Programa, Ricardo Castro, dedicado a obras de Mozart e Chopin.

Parte do Festival será dedicada às crianças em função do mês de outubro. No sábado (19), a Orquestra Pedagógica Experimental se apresenta às 10h, em seguida, às 11h, tem o Carnaval dos Animais de Saint-Saens e às 12h, grupos do núcleo de Cordas Dedilhadas. A partir de 13h, apresentam-se os Corais do NEOJIBA, às 14h, Viva El Sistema, uma homenagem ao programa que inspirou a criação do NEOJIBA. Às 15h, a Orquestra Juvenil da Bahia, que para este fim de semana foi subdividida em três orquestras de câmara, apresenta o primeiro concerto ‘Transforma’, com composições de Mozart, Schubert e Beethoven.

No domingo (20) o programa começa às 10h, com a Orquestra Castro Alves. Às 11h, apresentam-se os grupos do Bairro da Paz e do Nordeste de Amaralina. Já às 12h, se apresenta a orquestra do núcleo Federação com o Cine NEOJIBA, incluindo temas famosos da cinematografia nacional e internacional. A Orquestra Juvenil da Bahia apresenta o segundo concerto ‘Transforma’ às 13h com peças de Mozart e Beethoven e o terceiro da série às 14h. Como encerramento, às 15h, Ricardo Castro, fará um recital especial de piano “de Mozart a Chopin”.

As atrações são gratuitas e os ingressos serão distribuídos no local com uma hora de antecedência para cada apresentação. O Parque do Queimado dispõe de segurança e amplo estacionamento e durante o festival vai ser montada uma Feira Gastronômica com várias opções de comida e bebidas..

TRANSFORMAÇÃO SOCIAL Criado em 2007, pelo pianista, educador, regente e gestor cultural, Ricardo Castro, o NEOJIBA tem a palavra ‘transformar’ no seu DNA. O programa teve início com uma orquestra juvenil, funcionando no Teatro Castro Alves. Depois de algumas ‘transformações’ chega aos 12 anos, no âmbito da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), como programa prioritário de política pública para o desenvolvimento e integração social de jovens na Bahia.

Em 9 de julho deste ano (2019) o NEOJIBA passa a ter a sua casa própria ao inaugurar sua sede no Parque do Queimado, área com cerca de 10 mil m² e tombada como Patrimônio Cultural do Brasil pelo IPHAN. O espaço foi preparado para receber até 1,2 mil crianças, jovens e adolescentes nas atividades de formação musical e em apresentações musicais.

O Programa NEOJIBA é exemplo de política social ao aliar de forma pioneira as áreas do Desenvolvimento Social, Educação e Cultura à prática coletiva de excelência da música. Os integrantes e suas famílias têm apoio e encaminhamento psicossocial, além de ações efetivas na construção ética e pedagógica da infância e juventude, incluindo capacitação na fabricação e reparação de instrumentos musicais. Ao longo do tempo, além de músicos/instrumentistas, esses jovens podem se tornar também coordenadores e instrutores seguindo um dos mais importantes lemas do NEOJIBA: ‘aprende quem ensina’.

TRANSFORMA – INTERIOR DO ESTADOInspirado inicialmente no El Sistema Nacional de Orquestas y Coros Juveniles e Infantiles de Venezuela (fundamusical.org.ve), em 12 anos, o NEOJIBA já atingiu, direta e indiretamente, mais de 10 mil crianças, adolescentes e jovens, entre seis e 26 anos, prioritariamente, em situações de vulnerabilidade.

No mês passado (setembro) ocorreram mais ‘transformações’ e foi iniciada a implantação dos Núcleos Territoriais do NEOJIBA (NTN) o que possibilitará no final, a ampliação dos seus serviços para mais de 200 municípios baianos. O objetivo é criar mais oportunidades para promover educação musical coordenada e de excelência em todo o estado. No dia 7 de outubro foi inaugurado o NTN de Teixeira de Freitas, no Sul da Bahia. Em 4 de outubro, o NTN de Vitória da Conquista, no Sudoeste do estado, e em 30 de setembro o de Feira de Santana.

Cada NTN promoverá a formação de multiplicadores para atuarem no maior número de municípios no entorno dessas cidades. A ideia é que até 2023 o NEOJIBA já possa atender centenas de municípios baianos, através de 10 NTN.

TRANSFORMA – INTERNACIONALO NEOJIBA promove ainda encontros, concertos e master classes (aulas de mestres, artistas e especialistas de notório saber) com grandes mestres da música. Em 12 anos de existência, foram mais de 500 participações de profissionais de mais de 30 países das Américas do Sul, Central e do Norte, Europa, África, Oceania e Ásia.

Chegando a sua adolescência com projeção nacional e internacional, o NEOJIBA já fez apresentações em diversas cidades do Brasil, além de turnês internacionais em Portugal, Reino Unido, Alemanha, Suíça, Estados Unidos, Itália e França. Foram aplaudidos em algumas das mais prestigiadas salas de concerto do mundo, como o Queen Elizabeth Hall e o Royal Festival Hall (Londres), o Centro Cultural de Belém (Lisboa), o Great Hall/Konzerthaus (Berlim), o Victoria Hall (Genebra), o Granada Theatre (Santa Barbara), Sala Verdi (Milão), Teatro dell'Opera di Firenze (Firenze) e Sala Santa Cecilia (Roma) e o Philharmonie (Paris).

RICARDO CASTRO Ricardo Castro (www.ricardocastro.com) tocou com algumas das mais importantes orquestras, como Gewandhaus de Leipzig, Tonhalle de Zurich, BBC Philharmonic de Londres, English Chamber, Academy of St. Martin in the Fields, City of Birmingham Symphony, Tokyo Philharmonic, Orchestre de la Suisse Romande e Mozarteum de Salzburg.

Também se apresentou em algumas das mais conceituadas salas de concerto, como Konzerthaus em Viena, Palau de la Música em Barcelona, Alte Oper de Frankfurt, Auditorio Nacional de Madrid, Théâtre des Champs Elysées, Concertgebouw de Amsterdam, Tonhalle de Zurich, Queen Elizabeth Hall de Londres, Victoria Hall de Genebra, Konzerhaus de Berlim e Centro Cultural de Belém, em Lisboa, e Sala São Paulo, na cidade de São Paulo, dentre muitas outras. Leciona desde 1992 no bacharelado e no mestrado da Haute École de Musique de Lausanne, na Suíça, já gravou diversos CD e recebeu muitos prêmios, como o Honorary Membership da Royal Philharmonic Society. O título foi concedido apenas 131 vezes, em 200 anos, a personalidades como Brahms, Liszt ou Stravinsky, em reconhecimento a importantes serviços prestados à música."

Para mais informações acompanhe o site www.neojiba.org, o instagram (@neojiba) e o facebook (NEOJIBA).

PROGRAMA

 

 

SÁBADO – 19.10

DOMINGO – 20.10

10h - GRUPO DE MADEIRAS OPE - Regente, George Lavigne

 

- The Pink Panther - Henry Mancini

- Largo - from the New World, Antonin DVORAK

- Nesta Rua - H,Villa Lobos.

- Lullaby - Joannes Brahms

- Le Quattro Stagioni, I La Primavera - Antonio VIVALDI

 

CAMERATA DE CORDAS OPE - Regente, Mariana Herwans

 

- R. Matesky – Tomahawk

- Beethoven - Ode to Joy,

- Doug Spata – Gorgoyles,

- O Trenzinho do Caipira – H. Villa Lobos

- Habanera

- Libertango

 

11h - O Carnaval dos Animais na Sala NEOJIBA

 

Compositor: Saint- Saens

- Arthur Marden e Viola Cartoni, pianos

 

12h - NPM Cordas Dedilhadas na Sala NEOJIBA

 

Camerata de Violões do NEOJIBA

- Sonata em Mi maior K 380 - D. Scarlatti (adapt. Elias Lins)

- Gavota-choro - H. Villa Lobos

- Bachianinha n. 1 - Paulinho Nogueira (até. Elias Lins)

- Pau de Arara - Luiz Gonzaga (arr. Adriano Oliveira)

Professores Elias Lins e Otávio Fidalgo

 

Trio de Cordas Dedilhadas

- Alma Brasileira - Zé a Freitas

- Patinete Rami rami - Letieres Leite

- Baião Matinal - José Carlos Reis

- Ponteio - Edu Lobo

Professor J. C. Reis / arranjos coletivos

10h - Orquestra Castro Alves no Parque do Queimado

Suíte Carmen

1 - G. Bizet

1- Prelúdio2- Aragonaise

3 - Os toreadores

 

- A noiva do czar - N. Rimsky-Korsakov

- Dança húngara 1 - J. Brahms

- Marcha eslava - P. Tchaikovsky

- Conga del Fuego Nuevo - A. Márquez

- Berimbau - B. Powell - Arr Jambere Cerqueira

(Bis) Caymmeando - Arr. Jambere Cerqueira

 

11h - Grupos do Bairro da Paz e Nordeste de Amaralina na Sala NEOJIBA

Bairro da Paz:

- Centuria: compositor James Swearingen ~ 6min

- New York: compositor John Kander, arranjo de Frank D. Cofield ~ 4min

- Vingadores: compositor Alan Silvestri, arranjo de Jamberê ~ 3min

- Anunciação: compositor Alceu Valença, arranjo de Joedson Cezar ~ 2min

- Mambo 5: compositor Pérez Prado, arranjo de Jamberê ~ 4min

 

Nordeste de Amaralina:

- Aquarela do Brasil - Ary Barroso - Arr. Manoel Ferreira

- Torrents os fire - Larry Neeck

- Dobrado os Músicos - João Sacramento Neto

- Canção da partida - Dorival Caymmi - Arr. Joedson César

 

12h - Cine NEOJIBA (NPM Federação) Na Sala NEOJIBA

 

- O Rei Leão: Ciclo Sem Fim e Hakuna Matata, compositor desconhecido, Arr. Adauri de Oliveira;

- The James Bond Theme, de Monty Norman, Arr.: Bob Cerulii;

- Highlights From Harry Potter, de John Williams, Arr.: Michael Story;

- Tema de Missão Impossível, de Lalo Shiffrin, Arr.: Ghillermo Plazas;

- Piratas do Caribe, de Hans Zimmer, Arr.: E.A. D'Antona;

- Favo de Mel, de J. Powell/C. Brown/ S. Mendes, Arr.: Jamberê Cerqueira.

13h - Coros na Sala NEOJIBA

Coro Infantil:

- Canção da noite: 3 min

 

Coro Infanto Juvenil:

Entrada – 2 min

- Ubicaritas - M. Duruflé – 3 min

- Morning star - A. Pärt – 3 min

- Calme des nuits - C. Saint Saëns – 3 min

- Dulceembeleso – 2 min

- I'm gonna sing till the spirit moves in my heart - Negro spiritual – 2min30

 

Coro Juvenil

- Sabiá, coração de uma viola – Ailton Escobar

- The battle of Jericho – Spiritual

 

14h - "Viva El Sistema" na Sala NEOJIBA

Coordenação: Elisa Rangel

 

Canto del Pilón - Maria Marquez- Viajera del Rio - Manuel Yánez

- Dulce Añoranza - Alberth Hernández (solista: Franca Marcano, violino)

- Señor Jou (solistas: Emily Contreras, violino; Adrian Gómez, Flauta)

- El Frutero - Carlos Felipe Iriarte

- Alma Llanera - Pedro Elías Gutierrez

 

15h - Orquestra Juvenil da Bahia (Salazar) na Sala NEOJIBA

- Mozart- Rapto do Serralho (Abertura da ópera)

- Schubert - Sinfonia 8 (Inacabada) , movimento I

- Beethoven- Sinfonia 5 , movimento IV

13h - Orquestra Juvenil da Bahia (Marcos Rangel)

 

- Mozart- A Flauta Mágica (Abertura da ópera)

- Beethoven- Sinfonia 9, movimento 2

- Beethoven- Abertura Leonora 3

 

14h - Orquestra Juvenil da Bahia (Eduardo Torres)

 

- Beethoven - Sinfonia 6 (Pastoral), movimento 1

- Schubert - Abertura Rosamunde

- Mozart Sinfonia 40, movimento 1

 

15h - Ricardo Castro na Sala NEOJIBA

 

- Mozart Sonata K 331 ( Marcha Turca)

- Chopin Sonata nº2 (Marcha Fúnebre)


Comentários