Núcleo Territorial do NEOJIBA é inaugurado em Feira de Santana

  • 01 out, 2019

1° Núcleo Territorial do NEOJIBA é inaugurado em Feira de Santana

 

O 1° Núcleo Territorial do NEOJIBA Antônio Gasparini foi inaugurado ontem (30) pela manhã em Feira de Santana, a segunda maior cidade da Bahia, localizada a 115 km de Salvador e a mais importante do Território de Identidade ‘Portão do Sertão’. O evento contou com o secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado (SJDHDS), Carlos Martins, e o diretor geral e criador do NEOJIBA, maestro Ricardo Castro. Criado há 12 anos, o NEOJIBA já atingiu, direta e indiretamente, mais de 10 mil crianças, adolescentes e jovens, de seis a 27 anos de idade. Hoje, o NEOJIBA é um programa prioritário na política pública social do governo estadual.

“Os Núcleos Territoriais do NEOJIBA(NTN) representam a consolidação do programa NEOJIBA. A lógica é a inclusão social através da música e aqui em Feira de Santana iremos fortalecer as entidades que já trabalham em todo o território e ao mesmo tempo aumentar a oferta aos jovens. A novidade deste Núcleo fica por conta da implantação da Escola de Luteria para conserto e reforma de equipamentos", disse Martins. O NTN de Feira funciona no Centro Social Urbano da SJDHDS e conta com a parceria do Instituto Antônio Gasparini, entidade que faz toda a articulação com a sociedade civil local.

AMPLIAÇÃO e INTERIORIZAÇÃO – O diretor geral do NEOJIBA explica a diferença dos núcleos territoriais. “Antes tínhamos núcleos de prática musical, agora passamos a ter Núcleos Territoriais (NTN) que atendem uma região maior, com territórios de identidade onde estão vários municípios”, disse o maestro. Segundo ele, os NTN têm maior amplitude e equipes administrativas, de gestão e de desenvolvimento social, replicando suas ações para um número maior de municípios, ampliando e interiorizando os benefícios que surgem a partir do trabalho do NEOJIBA.

“O NTN de Feira de Santana, por exemplo, estará atendendo os territórios de identidade do Portal do Sertão (17 municípios), do Sisal (20), da Bacia do Jacuípe (15), do Piemonte do Paraguaçu (13) e do Litoral Norte/Agreste Baiano (20), ampliando as ações do NEOJIBA para 85 municípios só a partir de Feira”, completou Ricardo Castro. A ideia é que até 2023 o NEOJIBA atenda os 417 municípios baianos, através de 9 NTN e do NCF, Núcleo Central do NEOJIBA, localizado em Salvador.

MULTIPLICADORES – Atualmente, o NTN de Feira tem 150 jovens, mas a expectativa é que esse número chegue a 300. O jovem Vitório Henrique é um deles. Integrante da Orquestra Juvenil de Feira, o jovem discursou em nome dos participantes do projeto na cidade e falou sobre a importância da música na sua vida. "Viver esse tempo no NEOJIBA é uma experiência sem igual. Aqui encontrei oportunidades que eu achei que nunca teria. Eu, meus amigos e qualquer pessoa que participe desse projeto, leva pra sempre a essência do NEOJIBA na sua vida", afirmou. 

Ricardo Castro destacou que o programa possibilita que seus integrantes se transformem em multiplicadores da iniciativa. “A criança tem um enorme poder de comunicação e música é uma das linguagens e a gente acredita muito que juntando essas capacidades com equipamentos e ensino de qualidade, elas se tornam depois jovens multiplicadores para toda a região”. Nesta sexta-feira (04/10) será inaugurado o NTN de Vitória da Conquista, e na próxima segunda-feira (07/10) o NTN de Teixeira de Freitas. Acompanhe o NEOJIBA através do site www.neojiba.org, instagram (@neojiba) e facebook (NEOJIBA).


Comentários