NEOJIBA apresenta três séculos de música neste domingo (29)

  • 27 set, 2019

NEOJIBA apresenta três séculos de música neste domingo (29)

 

Série ‘Virtuoses do NEOJIBA’ faz apresentação gratuita com orquestra de câmara com 20 integrantes neste domingo (29), às 11h, no Parque do Queimado, tendo no repertório Mozart, Wagner e Villa-Lobos

 

Neste domingo (29), o público terá a oportunidade de apreciar três séculos de música: o austríaco Wolfgang Amadeus Mozart (1756–1791), clássico do século XVIII, o alemão Richard Wagner (1813—1883), romântico do século XIX, e o brasileiro Heitor Villa-Lobos (1887—1959) do século XX. Com essas palavras, Marcos Rangel explica como vai ser a apresentação gratuita da Orquestra de Câmara do NEOJIBA (www.neojiba.org), sob sua regência, que acontece às 11h, deste domingo (29), no Parque do Queimado, sede do programa, no bairro da Liberdade, em Salvador.

 

Segundo Rangel, o repertório escolhido do domingo (29) mostra também que grandes compositores da história da música revisitavam o passado, homenageando, dialogando e se inspirando nesses músicos ímpares para novas composições suas. “Um exemplo é Villa-Lobos que escreveu as ‘Bachianas Brasileiras’, série de nove composições em uma fusão do folclore brasileiro com as formas pré-clássicas no estilo de J.S. Bach (1685—1750)”, exemplifica o maestro.

 

A apresentação contará com 20 músicos-multiplicadores, muitos deles membros fundadores do NEOJIBA. “Alguns são coordenadores de núcleos e a grande parte, instrutores e monitores; é muito bom ter a oportunidade de reunir esses virtuoses do NEOJIBA”, acrescenta Rangel.

 

PROGRAMA e SALA NEOJIBA No programa do domingo (29), estarão ‘O Idílio de Siegfried’ de Wagner, depois a abertura da ópera ‘A Flauta Mágica’ de Mozart e, finalmente, a ‘Sinfonietta No.1, em Si bemol maior – à memória de Mozart’ de Villa-Lobos, em 3 movimentos.

 

A acústica da Sala NEOJIBA no Parque do Queimado tem tratamento de padrão internacional. A autoria do projeto é do escritório japonês Nagata Acoustics, responsável pela acústica de algumas das melhores salas de concerto do mundo, a exemplo da nova Philharmonie de Paris e do Disney Hall de Los Angeles, dentre dezenas de outras. O trabalho feito na sede do NEOJIBA foi o primeiro da Nagata na América Latina.

 

O NEOJIBA é um programa da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, gerido pelo Instituto de Ação Social pela Música (IASPM). O NEOJIBA foi fundado há 12 anos e já atendeu mais de 10 mil crianças, adolescentes e jovens entre 6 e 29 anos, direta e indiretamente. Criado pelo maestro Ricardo Castro, diretor geral do NEOJIBA, é hoje uma das políticas prioritárias do Governo do Estado.

 

O Parque do Queimado fica na Rua Saldanha Marinho, n.10/32, no Largo do Queimadinho, entre os bairros da Soledade e Liberdade. Os interessados devem chegar com uma hora de antecedência para obter senhas de entrada. O parque tem segurança e estacionamento.

Acesse também nossas redes sociais instagram (@neojiba) e facebook (NEOJIBA). Reserve seu ingresso através da plataforma Sympla no link: https://www.sympla.com.br/neojiba---virtuoses-do-neojiba__658447


Comentários