Sempre NEOJIBA!

  • 26 set, 2019

Sempre NEOJIBA!

 

Jovens integrantes do Programa NEOJIBA são contratados para atuarem em novos Núcleos Territoriais no interior do estado.

 

“Essa é a primeira vez na história do NEOJIBA que estão sendo implantadas ferramentas efetivas via nove Núcleos Territoriais para sedimentar a política estadual de desenvolvimento e integração social por meio da prática coletiva e de excelência da música, visando atender futuramente todos os Territórios de Identidade da Bahia”, destaca o criador e diretor geral do NEOJIBA, o maestro Ricardo Castro. A expectativa é que os nove Núcleos Territoriais do NEOJIBA sejam implantados até 2022.


O primeiro NTN será inaugurado na próxima segunda-feira (30/09/2019) às 9h da manhã, em Feira de Santana. O NTN Antônio Gasparini – Feira de Santana fica na Rua Tostão, Cidade Nova. Em outubro dois outros Núcleos Territoriais serão inaugurados em Vitória da Conquista (04/10/2019) e em Teixeira de Freitas (07/10/2019).

Os 23 funcionários que atuarão nestes novos núcleos foram treinados pela equipe do Núcleo Central do NEOJIBA em Salvador. Alguns deles já faziam parte do NEOJIBA, como integrantes ou prestadores de serviços. Cada um com a sua história, cada um com a sua emoção pela oportunidade de serem efetivados ao quadro em regime contratual. Fomos ouvir um pouco sobre este momento na vida deles:

CARLOS BLANCO –( NTN de Feira de Santana) “Este é um momento muito especial para mim que era prestador de serviços e agora sou contratado! É uma paixão trabalhar pelo sucesso da criança, o desenvolvimento musical dela. E o lado humano também, porque o NEOJIBA faz acontecer o lado humano da pessoa. Pra mim é muito gratificante trabalhar em um Programa que está contribuindo para a música do Brasil. Estou muito agradecido e emocionado, com toda força e energia para continuar a trabalhar. Muito obrigado, NEOJIBA!”

FILIPE MOTA – (NTN de Teixeira de Freitas) “Entrei no NEOJIBA em 2010, como violinista na Orquestra Juvenil da Bahia, participei de seis turnês internacionais. Fui chefe de naipe, tive Master Class com alguns violinistas de renome, aprendi as mais variadas técnicas de violino e graças a isso hoje posso transmitir conhecimento aos meus alunos de forma simples para que eles entendam e assim consigam tocar. Saí do NEOJIBA em 2015, fui morar em Teixeira de Freitas/BA onde sou professor até hoje. Agora volto para o NEOJIBA, no seu Núcleo Territorial de Teixeira e me sinto muito feliz pela assinatura do contrato com o IASPM.”

JOADSON ARAÚJO DE SENA – ( NTN de Vitória da Conquista) “A minha história com o NEOJIBA começou em 2010, quando eu tinha 18 anos. Sempre tive muita vontade de participar de uma orquestra. Vi um edital e me inscrevi para a audição. Passei e frequentei as aulas, até 2014. Me afastei por motivos pessoais. Em maio deste ano, voltei a fazer parte como bolsista da Orquestra Juvenil da Bahia. E agora, consigo um emprego na minha área, no que eu gosto de fazer. Poder ensinar, passar o que aprendi, só me faz aprender mais. Estou muito agradecido!”

NILTON SILVA – (NTN de Feira de Santana) “Eu comecei no NEOJIBA com 18 anos, do zero. Só tinha tocado em igreja, sem nem saber ler partitura. Eu cresci muito aqui, não só na música, mas como ser humano e até espiritualmente. Entrei para a UFBA, mas não me desliguei do Programa e continuei evoluindo. Tenho aproveitado tudo que era oferecido. Me aprimorei tendo contato com profissionais e ambientes de excelência. E agora, depois de oito anos, ainda não estou acreditando direito, não caiu a ficha, mas estou assinando a carteira para ser funcionário. É uma oportunidade de ouro e eu vou dar o melhor de mim!”

O NEOJIBA é um Programa da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) gerido pelo Instituto de Ação Social pela Música (IASPM) desde 2009.


Comentários