Público aplaude de pé apresentação do NEOJIBA no TCA

  • 20 set, 2019

Público aplaude de pé apresentação do NEOJIBA no TCA

 

A Orquestra Juvenil da Bahia do NEOJIBA, a violista Geisa Santos – que entrou no programa em 2007, ano de fundação do NEOJIBA – e o maestro venezuelano Eduardo Salazar foram aplaudidos de pé durante a noite de ontem (19), em apresentação no Teatro Castro Alves, em Salvador. Na plateia, muitos parentes e amigos dos músicos da orquestra, musicistas, profissionais liberais, estrangeiros e soteropolitanos de todas as idades.

Geisa Santos já mora há seis anos na Alemanha, sendo a primeira e única instrumentista baiana a ser aceita na Academia da Filarmônica de Berlim, uma das mais prestigiadas do mundo.

O programa da sétima edição da Série NEOJIBA no TCA começou com o “Concerto para Viola em Ré Maior” do compositor alemão do século XVIII, Franz Anton Hoffmeister (1754-1812). A peça é sempre muito executada por violistas em todo o mundo. “Foi uma satisfação enorme! Ainda me considero do NEOJIBA e estarei sempre aberta para convites em Salvador”, comemorou Geisa.

Logo a seguir veio a 10ª sinfonia do russo Dmitri Shostakovitch (1906-1975), considerado um dos compositores mais importantes do século XX. “Moro em Hamburgo (Alemanha) e fiquei absolutamente entusiasmado ao ver o NEOJIBA apresentar a sinfonia de Shostakovitch”, disse emocionado o alemão Michael Bohndorf que estava em veraneio na Ilha de Itaparica, mas fez questão de prestigiar o concerto. “É incrível que esses meninos, geralmente saídos de bairros pobres de Salvador, estejam hoje apresentando uma sinfonia de autor tão importante para a música mundial”, ressaltou.

CONSELHEIROS Os integrantes do Conselho do NEOJIBA também compareceram ao TCA. “Gostei muito da escolha do repertório de hoje, já conhecia a violista Geisa Santos quando estive a trabalho na Suíça e sou apreciador do talento que ela já provou que tem, aqui e na Europa”, assegurou o mais antigo dos conselheiro do NEOJIBA, Jorge Sampaio. Ele é consultor de empresas, viaja o mundo todo e está como conselheiro há cerca de nove anos. “Eu sou declaradamente apaixonado pelo NEOJIBA, como trabalho social e musical”, complementou emocionado, José Sergio Andrade, economista e também conselheiro do Programa. Arquiteto e conselheiro, Paulo Maciel, fez questão de declarar: “O NEOJIBA encanta por levar a música erudita a pessoas que nunca teriam essa oportunidade, é a popularização da música clássica”, finalizou. O Conselho é formado por beneméritos e personalidades da sociedade baiana. Dentre suas atribuições, estão: analisar relatórios, deliberar decisões, aprovar prestação de contas e outras importantes atuações. O presidente de honra do Conselho do NEOJIBA é o professor e ex-governador da Bahia, Roberto Santos.

O NEOJIBA é um programa da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, gerido pelo Instituto de Ação Social pela Música (IASPM). Criado há 12 anos, o NEOJIBA já atendeu mais de 10 mil crianças, adolescentes e jovens entre 6 e 29 anos, direta e indiretamente. Fundado pelo maestro Ricardo Castro, diretor geral do NEOJIBA, o programa é hoje uma das políticas prioritárias do Governo do Estado.

Veja mais fotos do concerto em https://www.flickr.com/photos/neojiba/albums/72157710986181806 e nas nossas redes sociais instagram (@neojiba) e facebook (NEOJIBA).


Comentários