Oficinas do Brasil de Tuhu acontecem no Parque do Queimado, sede do NEOJIBA

  • 18 set, 2019

Oficinas do Brasil de Tuhu acontecem no Parque do Queimado, sede do NEOJIBA. 

A Bahia é o único estado a receber 3 oficinas do programa de Vivências Musicais Brasil de Tuhu em 2019. A primeira foi em setembro.

 

45 educadores, professores e músicos participaram do primeiro fim de semana de oficinas do Brasil de Tuhu, aqui na Bahia, que aconteceu na primeira quinzena de setembro (14 e 15/09). O programa de educação social trabalha para realizar um sonho coletivo de musicalizar o Brasil, por meio da educação.

O Brasil de Tuhu faz concertos didáticos, vivências musicais, mapeamentos, tem biblioteca, oferece conteúdo em salas de aula para mais de 40 mil crianças em todo o Brasil. O programa já capacitou mais de 500 professores e educadores e percorreu mais de 220 escolas públicas, em 40 cidades de 13 estados brasileiros. São mais de 1 milhão de visualizações no YouTube. O programa oferece ainda acesso gratuito a guias didáticos, produz revistas, gibis e programas de rádio. O Brasil de Tuhu fez também o primeiro Mapeamento Nacional de Projetos que compartilham do objetivo de contribuir para a ampliação da educação musical no Brasil, entre os quais está o NEOJIBA.

 

A sede do NEOJIBA no Parque do Queimado é o lugar ideal para esse programa que está percorrendo cinco estados brasileiros: São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia e Pará”, explica o diretor Educacional do NEOJIBA, José Henrique de Campos. A Bahia é o único estado a receber três oficinas sequenciadas. Além do sábado (14) e do domingo (15), quando foi realizado o primeiro módulo, serão realizados, também no Parque do Queimado, outros módulos, nos dias 26 e 27 de outubro e em 23 e 24 de novembro próximos.

 

O músico Alexandre Lins, 53, com mais de 30 anos de carreira e, também, educador musical conheceu o Brasil de Tuhu na Oficina deste último fim de semana, no Parque do Queimado e comentou: “Estou encantado com o trabalho e a metodologia. E não menos encantado com a excelente estrutura técnica do Parque. A Sala NEOJIBA é maravilhosa. Que bom que voltaremos nos próximos meses para os próximos módulos”.

 

Criação inspirada em Villa-Lobos

O ”Brasil de Tuhu” existe há mais de 10 anos e trabalha com ampliação e fortalecimento da educação musical em todo o Brasil. Suas ações são inspiradas no Guia Prático do maestro carioca Heitor Villa-Lobos (1887—1959). Compositor, violoncelista, pianista e violonista, Villa-Lobos percorreu o Brasil documentando cantigas populares nos anos 1930 e tinha como sonho ver um país musicalizado. A expressão ‘Tuhu’ vem da infância de do maestro que era encantado por locomotivas e imitava o som delas quando menino: ‘Tuhuuu!’.

 

“O NEOJIBA tem a mesma filosofia musical do Brasil de Tuhu, com maior ênfase na excelência da formação, no incentivo para a possibilidade da profissionalização. São tantos jovens músicos pensando em desistir, por falta de condições e estrutura, e encontram aqui, no NEOJIBA, este apoio”, afirmou a venezuelana Carla Rincón, Diretora Pedagógica do Brasil de Tuhu.

 

Em 12 anos de criado, o NEOJIBA já atendeu mais de 10 mil crianças, adolescentes e jovens entre 6 e 29 anos, direta e indiretamente, em toda a Bahia. O objetivo do NEOJIBA é promover o desenvolvimento e a integração social de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, através do ensino teórico e da prática musical. Criado a partir da iniciativa do maestro e pianista Ricardo Castro, diretor geral do NEOJIBA, o programa, gerido pelo Instituto de Ação Social pela Música, IASPM, tornou-se uma das políticas públicas prioritárias do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (Justiça Social).


Comentários