NEOJIBA capacita 23 funcionários para atuarem no interior da Bahia

  • 18 set, 2019

NEOJIBA capacita 23 funcionários para atuarem no interior da Bahia

Profissionais que vão trabalhar nos 3 Núcleos Territoriais do NEOJIBA passam por treinamento na sede do programa, em Salvador.

 

“o NEOJIBA é muito mais do que um emprego, muito mais do que trabalho, é uma filosofia a ser seguida, é a oportunidade de ser útil à sociedade”. Foi assim que o diretor Educacional do NEOJIBA, José Henrique Campos, abriu o treinamento para os 23 novos colaboradores do NEOJIBA que vão trabalhar nos NTN, Núcleos Territoriais do NEOJIBA. O treinamento aconteceu na segunda semana de setembro no Parque do Queimado, sede do programa NEOJIBA.

A partir deste mês de setembro, serão implantados três Núcleos Territoriais do NEOJIBA (NTN): em Feira de Santana, no próximo dia 30; em Vitória da Conquista, em 04 de outubro; e outro em Teixeira de Freitas, em 07 de outubro. A proposta do NTN é ser uma equipe completa, no interior, para realização do trabalho, seguindo os mesmos padrões da sede na capital. Uma educação que usa a música de qualidade. A seleção dos municípios e locais para implantação dos Núcleos Territoriais foi feita em comum acordo com a Casa Civil do Governo do Estado e a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), priorizando áreas de vulnerabilidade social.

O NEOJIBA é um Programa da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), gerido pelo Instituto de Ação Social pela Música (IASPM).  Criado há 12 anos pelo maestro e pianista Ricardo Castro, diretor geral do NEOJIBA, o programa já atendeu mais de 10 mil crianças, adolescentes e jovens entre 6 e 29 anos, direta e indiretamente, na Bahia e é hoje uma das políticas prioritárias do Governo do Estado.

Hoje, o NEOJIBA já atua no interior do Estado, com seus Núcleos de Práticas Musicais (NPM) que existem também em alguns bairros de Salvador. Os novos NTN de Feira de Santana e Vitória da Conquista são antigos NPM que foram transformados. O NTN de Teixeira de Freitas é totalmente novo. Serão implantados mais quatro NTN até 2021. Em seguida, a partir de 2022, a expectativa é que nove Núcleos Territoriais do NEOJIBA estejam funcionando no interior do estado.

Incentivo ao crescimento profissional

Uma das características do NEOJIBA é acompanhar o desenvolvimento das carreiras dos seus profissionais, buscando ofertar o máximo de oportunidades possíveis, dentro do Programa.

Marta Moreno, Coordenadora de RH que conduziu o Treinamento considerou que o mesmo atendeu às expectativas previstas de informar, capacitar, integrar e acolher o novo colaborador. “E para esse grupo em especial, que vai trabalhar não só à distância, mas também em municípios diferentes, foi fundamental este encontro. Penso que isso tudo, quando feito dessa forma, gera segurança e confiança do novo colaborador em relação à instituição”, completou Marta.

Os NTN

Cada NTN vai atender entre 150 e 300 crianças, adolescentes e jovens. São equipes pedagógicas, de desenvolvimento social e administrativas completas que têm como principal função promover ações de multiplicação e de assistência social em seus territórios, apoiando de forma contínua projetos musicais como bandas filarmônicas, fanfarras escolares, projetos estruturantes do governo do estado como Escolas Culturais, e outras iniciativas de prática musical coletiva. Espera-se com isso que cada NTN tenha um impacto positivo na vida de milhares de famílias residentes no estado da Bahia.


Comentários