Emoção no concerto de Câmara no Parque do Queimado

  • 16 set, 2019

Emoção no concerto de Câmara no Parque do Queimado

 

O concerto de ontem (15) foi coordenado e teve a participação da violista Geisa Santos, primeira e única instrumentista baiana a ser aceita na Academia da Filarmônica de Berlim (Alemanha)

 

Mais de 100 pessoas prestigiaram o concerto de Câmara que aconteceu ontem (15), pela manhã, na sala principal da sede do NEOJIBA (www.neojiba.org), no Parque do Queimado, em Salvador. Musicistas, funcionários públicos, médicos, engenheiros, educadores, comerciantes, idosos, adultos, adolescentes e crianças. Um público amplo e heterogêneo marcou o concerto coordenado e com a participação da violista baiana Geisa Santos que voltou a Salvador a convite do NEOJIBA para apresentações no Parque do Queimado e no Teatro Castro Alves. Ex-integrante fundadora do NEOJIBA, Geisa já reside na Europa há seis anos, sendo a primeira e única instrumentista baiana a ser aceita na Academia da Filarmônica de Berlim (Alemanha).

 

    “É emocionante saber que existe um projeto como este em Salvador. Desde o último mês de julho quando foi inaugurado já estou frequentando o Parque do Queimado e, dessa vez, trouxe toda a minha família”, relatou depois do concerto e com lágrimas nos olhos a professora aposentada, Itana Maria Lordelo.

 

Família Lordelo

 

A filha de Itana, a médica pediatra Synthia Lordelo fez questão de trazer o marido e o filho. “Nosso primeiro contato com o NEOJIBA foi numa apresentação na escola de meu filho; agora serei frequentadora assídua do Parque”, garantiu Synthia. Além da qualidade da música, Synthia considera mais importante ainda o trabalho social do NEOJIBA. “É evidente o benefício social”, disse. “Direi a um amigo meu que viaja para assistir a concertos na Sala São Paulo que agora tem o NEOJIBA no Parque do Queimado, em Salvador, e gratuito”, completa Synthia.

 

SCHUBERT, MOZART, BORODIN e VILLA-LOBOS A violista Geisa Santos optou por trazer peças de Schubert, Mozart, Borodin e Villa-Lobos. “A intenção foi reunir colegas de quando estive no NEOJIBA de 2007 a 2012 e que hoje estão em posição de destaque na profissão”, comentou. Na próxima quinta-feira (19), às 19, na sala principal do Teatro Castro Alves (ingressos R$4 inteira e R$2 meia), Geisa participará como solista em um concerto para viola do alemão Franz Anton Hoffmeister (1754-1812. O concerto terá ainda a apresentação da 10ª sinfonia do russo Dmitri Shostakovitch (1906-1975) com a Orquestra Juvenil da Bahia/NEOJIBA.

 

“Esse conjunto de viola e violinos me emocionou muito e me trouxe muitas recordações de outros concertos”, destacou o funcionário público aposentado, Antônio Moraes, que hoje mora no sul da Bahia, em Itamaraju e que esteve no concerto do NEOJIBA acompanhado pela família. “Gostamos tanto daqui que trouxemos até o nosso bebê”, complementou o genro de Moraes, o psicólogo Thiago Melo.

 

Família Moraes

O concerto de câmara coordenado por Geisa contou com viola, violino, violoncelo, clarineta e contrabaixo, totalizando 17 músicos. No fim da apresentação, a violista Geisa Santos chorou de emoção ao agradecer a todos os músicos e ao público.

 

TEATRO CASTRO ALVES Mais informações sobre os ingressos para apresentação de Geisa e da Orquestra Juvenil da Bahia na quinta-feira (19), sob regência do maestro venezuelano Eduardo Salazar, são disponibilizadas no site.ingressorapido.com.br/tca ou via telefone (71) 40001139. A bilheteria do TCA funciona das 10h às 22h, de segunda-feira aos sábados. Os ingressos também podem ser adquiridos nas bilheterias do SAC dos shoppings Barra e Bela Vista, sempre de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.

 

O NEOJIBA é um programa da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia, gerido pelo Instituto de Ação Social pela Música (IASPM). Criado há 12 anos, o NEOJIBA já atendeu mais de 10 mil crianças, adolescentes e jovens entre 6 e 29 anos, direta e indiretamente, na Bahia. Criado pelo maestro e pianista Ricardo Castro, diretor geral do NEOJIBA, é hoje uma das políticas prioritárias do Governo do Estado. Acesse também o instagram (@neojiba) e facebook (NEOJIBA).


Comentários