• Inicial
  • Mídia
  • Notícias
  • Crítico musical Geoffrey Baker visita nosso programa e se surpreende com repertório

Crítico musical Geoffrey Baker visita nosso programa e se surpreende com repertório

  • 14 dez, 2018

Durante três dias, o musicólogo e etnomusicólogo inglês Geoffrey Baker, da Universidade de Londres, visitou o Programa NEOJIBA. Em sua breve estadia, professor Baker pôde participar da rotina dos núcleos e assistir ao Concerto da Consciência Negra, no Núcleo da Liberdade. A visita foi encerrada com uma palestra em que Baker trouxe para os nossos coordenadores os resultados de suas últimas pesquisas, estimulando a reflexão sobre o importante trabalho que realizamos aqui.   

" target="_blank">Confira o depoimento de Baker

Tradução: 

Então, eu estou aqui no NEOJIBA há 3 dias, e fui calorosamente recebido em todos os lugares que visitei. Tem sido uma experiência fabulosa! Eu fui cativado hoje pelo concerto do Núcleo Liberdade em comemoração ao dia da consciência negra, um maravilhoso concerto com música africana e baiana. A música estava contagiante, a resposta da plateia foi fantástica, uma senhora perto de mim estava chorando durante o concerto, muito envolvida emocionalmente, e as pessoas dançavam e batiam palmas, foi uma experiência fabulosa na totalidade. A execução, o palco, a organização, o mise en scène dos eventos, o visual, tudo foi fantástico! E tudo tinha uma incrível coerência, um enredo, um sentido da importância social e política desta música, deste evento e das pessoas por trás deles. Então, foi um concerto verdadeiramente memorável! 

Nos outros dias visitei alguns núcleos, e conversei com os coordenadores e professores, e eles me acolheram de braços abertos, de maneira extremamente calorosa. Foram horas conversando comigo sobre o trabalho deles e eu senti uma verdadeira conexão com eles por causa da transparência e da disposição em conversar sobre os desafios e também as alegrias deste tipo de trabalho. Tem sido uma grande experiência de aprendizado, eu sinto como se eu tivesse estado aqui por 3 semanas e não 3 dias! Eu aprendi tanto, falei tanto, ouvi tanto... Eu realmente desejo que esta não seja a única vez que eu venho ao NEOJIBA!


Comentários