Concerto didático do projeto Orquestra Plástica do NEOJIBA estreia em Candeias

  • 17 mai, 2018

Sentados em fileiras, cerca de 100 crianças e adolescentes das escolas municipais Albertina Dias Coelho, Antônio Cristino dos Santos e Castro Alves, assistiram a uma aula especial na tarde de ontem (16). A ocasião foi o primeiro concerto didático do projeto Orquestra Plástica, intitulado Viagem aos Limites Planetários, realizado no distrito de Passé, no município de Candeias-BA. Com músicas brasileiras no repertório, jovens músicos egressos do NEOJIBA se apresentaram utilizando instrumentos de plástico confeccionados com tubos de PVC e outros materiais recicláveis.

“Eu nunca tinha visto instrumentos como esses. Adorei e quero ver de novo”, confidenciou Vanderson Pinheiro dos Santos, 09 anos. Ele foi uma das crianças que, além de assistir ao espetáculo cênico-musical, teve a oportunidade de fazer parte da apresentação, ao ser convidado para reger o grupo. “Eu gostei. Foi fácil”, disse ele, orgulhoso do feito.


O estudante Vanderson Pinheiro dos Santos, 09 anos, foi convidado para reger o grupo de jovens músicos.

Cada canção do repertório significava uma parada da “viagem planetária”, no qual a pilota Fuscalina conduzia os alunos “tripulantes” a uma trajetória marcada pela consciência ambiental, que tinha como base os três R’s ambientais – Repensar, reduzir e reciclar. “O segredo para salvar as nossas riquezas naturais está na união. Na união para reaproveitar, repensar e reciclar ao invés de descartar ou desperdiçar, e na consciência para que a água continue pura, o planeta continue limpo, e a gente possa consumir somente o necessário para viver bem”, disse a pilota Fuscalina durante a Viagem aos Limites Planetários.


Fuscalina e os jovens músicos do concerto didático Viagem aos Limites Planetários

Além dos alunos das escolas municipais, estiveram presentes representantes da Braskem – uma das entidades patrocinadoras do projeto Orquestra Plástica – e representantes da gestão local, como o prefeito de Candeias, Pitágoras Ibiapina e o secretário de educação do município, Cássio Vinicius. “Nós acreditamos muito no poder e na transformação social que a música proporciona. Estamos muito felizes com a presença do NEOJIBA em uma de nossas escolas”, disse o prefeito.

No próximo dia 23 de maio (quarta-feira), às 14h, o concerto didático Viagem aos Limites Planetários desembarca na Escola Municipal de Ilha de Maré, em Praia Grande. A agenda de maio encerra no dia 30 (quarta) em Salvador, na organização Parque Social, com duas sessões, às 10h e às 15h.

As apresentações fazem parte das ações do terceiro ano do projeto Orquestra Plástica do NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia). O projeto tem patrocínio da Braskem e do Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. A iniciativa consiste na implementação de uma tecnologia social para construção de instrumentos musicais a partir de materiais plásticos.


Comentários