“A música é um instrumento insubstituível para unir as pessoas”

  • 25 mar, 2018

O maestro José Antonio Abreu faleceu ontem (24 de março), aos 78 anos, em Caracas, deixando um legado grandioso para o mundo: o Sistema Nacional de Orquestras, conhecido internacionalmente como “El Sistema”. Este modelo foi implantado por ele há 43 anos, na Venezuela e é hoje difundido em mais de 70 países como importante ferramenta para o desenvolvimento e fortalecimento de crianças, adolescentes, jovens e comunidades, através da prática e ensino coletivos da música.

O NEOJIBA realiza um conjunto de homenagens ao maestro José Antonio Abreu a partir de hoje (domingo, 25 de março), no primeiro concerto da série NEOJIBA Itinerante, às 16h30, no Santuário Nossa Senhora de Fátima, no Colégio Antônio Vieira, no bairro do Garcia, em Salvador.

Ao longo da semana, 1.700 crianças, adolescentes e jovens serão mobilizados nos 13 Núcleos do Programa, na capital e no interior do Estado, para reverenciar a memória do grande músico e líder venezuelano.  No dia 01 de abril, a Orquestra Juvenil da Bahia, o Coro Juvenil e a Orquestra Castro Alves realizam um grande concerto no Teatro Castro Alves, às 17h, que será todo dedicado à memória do maestro Abreu.

Inspirado no Sistema Nacional de Orquestras, Ricardo Castro fundou o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) em outubro de 2007, em Salvador. “Conheci o aclamado “El Sistema” na Venezuela em 2005, em uma das minhas viagens como pianista. Imediatamente senti a força do que estava se passando por lá.  Quando houve uma mudança de gestão na Bahia eu, que já tinha começado a tentar ajudar crianças e jovens carentes no Estado através de projetos de arte-educação, como o excelente Projeto Axé de Salvador ou Conquista Criança em Vitoria da Conquista, saí falando do “El Sistema”. O atual Secretário Estadual de Cultura, Marcio Meirelles, foi uma das pessoas que ouviram meu discurso e quando assumiu a secretaria me ligou na Suíça me convidando para fazer parte da sua equipe de gestores implantando o sistema em paralelo à gestão da Orquestra Sinfônica da Bahia. Gosto de ressaltar que não inventei nada: simplesmente montei na Bahia um projeto que deu certo na Venezuela e que tem seguidores em países com grande tradição musical como a Inglaterra, França ou Estados Unidos”, relembra Ricardo Castro, durante entrevista concedida à Revista Bravo, em 2010.

O El Sistema é uma iniciativa robusta com 12 programas acadêmicos, 10 mil professores, e mais de 1.500 orquestras e coros, que promove o acesso à formação musical para todas as crianças não importa sua origem social, raça, religião ou deficiência. Neste mês de março de 2018, o El Sistema celebrou a chegada da menina Valentina Carrero, 9 anos, a 900.000⁰ integrante do programa venezuelano, que tem como meta atender 1 milhão de crianças.

O maestro José Antonio Abreu costumava dizer que “a música é um instrumento insubstituível para unir as pessoas”. O NEOJIBA difunde este preceito há 10 anos para realizar também em terras baianas este milagre musical que Abreu construiu em quatro décadas na Venezuela.

José Antonio Abreu nasceu em Valera, estado Trujillo, na Venezuela, em 07 de maio de 1939. Aos 9 anos de idade, iniciou seus estudos de música com a pianista e professora Doralisa de Medina. Em Caracas, capital do País, estudou piano na Academia de Declamación Musical. Em seguida, se formou em órgão, cravo e composição na Escola Superior de Música José Ángel Lamas, onde atuou como professor, maestro compositor e diretor orquestral.

Se formou em economia pela Universidade Católica Andrés Bello. Em 1958, foi eleito deputado pelo Congresso Nacional. Em 1967, recebeu o Prêmio Nacional de Música Sinfônica pelo seu talento como compositor.

Em 1975, fundou e dirigiu a Orquestra Sinfônica Nacional Juvenil e a Fundación del Estado para El Sistema Nacional de las Orquestas Juveniles e Infantiles de Venezuela. O modelo educacional que criou através do El Sistema lhe rendeu reconhecimentos como o Prêmio Internacional de Música da UNESCO, em 1993 e o Príncipe de Asturias das Artes, em 2008.


Comentários