• Inicial
  • Mídia
  • Notícias
  • Público lota o Parque do Queimado nos dois dias de festa do aniversário de 16 anos do NEOJIBA

Público lota o Parque do Queimado nos dois dias de festa do aniversário de 16 anos do NEOJIBA

  • 24 jul, 2023

O NEOJIBA, programa prioritário do Governo da Bahia, comemorou seus 16 anos mostrando ao público aquilo que faz de melhor: a transformação social por meio da música, da arte e da beleza. Os dois dias de festa no Parque do Queimado, no sábado 22/7 e no domingo, 23/7,  reuniram centenas de pessoas de todos os cantos de Salvador. Eles assistiram às apresentações das formações musicais dos núcleos do programa e a um recital especial com o pianista Ricardo Castro, fundador e diretor-geral do NEOJIBA. 

Felipe Freitas, secretário de Justiça e Direitos Humanos, pasta à qual o NEOJIBA é vinculado, esteve por lá acompanhando o aniversário. “O NEOJIBA é uma experiência maravilhosa do governo do Estado da Bahia, que já há 16 anos vem transformando a vida de crianças, adolescentes e jovens através da educação, da cultura, da arte, do que nós temos de melhor em nós, que é a beleza mais profunda do ser humano. Esse é um momento de muita alegria, mas também de reflexão sobre os desafios no campo da educação musical, das políticas públicas, para que a gente possa, cada vez mais, seguir com essa iniciativa que tem gerado tantos resultados positivos para o povo da Bahia”.

 

Clássicos brasileiros

As comemorações começaram no sábado com uma apresentação da turma de tubas, coordenada por Jamberê Cerqueira. Depois, foi a vez de os integrantes do Coro Infantojuvenil subirem ao palco, acompanhados pelo grupo do Núcleo de Cordas Dedilhadas. Eles mostraram grandes clássicos da música popular brasileira, como “Aquarela do Brasil”, de Ary Barroso, e “Corcovado”, de Tom Jobim. A contadora Andréa Oliveira se arrepiou assim que começou a apresentação. “Foi lindíssimo. Chorei, me emocionei muito. Fiquei imaginando cada adolescente ali, os sonhos, as vontades, os desejos… Desejo muita prosperidade ao NEOJIBA, que permaneça por muitos e muitos anos”. 

Além da Sala NEOJIBA, as comemorações também aconteceram na Arca, palco que fica na área externa do Parque do Queimado. Os grupos de percussão do Núcleo Pirajá e as bandas sinfônicas do Nordeste de Amaralina e do Bairro da Paz se apresentaram por lá, mostrando mais música brasileira, com direito a uma versão de “Miçangas”, do BaianaSystem. 

Ana Sofia Matos, integrante do Núcleo Pirajá, estava feliz de celebrar pela primeira vez um aniversário do programa. “Eu entrei no NEOJIBA este ano e para mim está sendo uma experiência incrível. Já aprendi tantas coisas e os dias lá no núcleo são muito divertidos. Sei que é algo que vai abrir muitas portas na minha vida no futuro. Espero que muitas crianças e adolescentes possam ser alcançados pelo NEOJIBA”. 

Os concertos das orquestras Pedagógica Experimental e a Castro Alves foram os mais disputados. O compositor Tiago Cruz ficou feliz de ver mais uma vez uma apresentação do  filho, Joaquim, que é clarinetista da OPE. “É sempre emocionante. Meu filho está no NEOJIBA desde os 7 anos, e aí sempre passa um filme na cabeça, de ver como ele cresceu, como todos cresceram. É realmente algo que enche o nosso coração de esperança”. 

 

Música para a Alma

O domingo também foi de casa cheia para o recital “Música para a Alma”, com Ricardo Castro ao piano. Numa performance inspirada, Ricardo tocou a alma do público num diálogo com peças de Bach e Beethoven, dois dos maiores compositores de todos os tempos. Ele ainda chamou ao palco a soprano Maria Carla Pino, que apresentou canções de Schubert. A dupla foi ovacionada pelos presentes. “Fiquei muito feliz de ter a oportunidade de fazer música com um grande pianista, como Ricardo, num espaço maravilhoso como essa sala de concertos. Me senti privilegiada de fazer parte de tudo isso”, contou. 

Essa foi a segunda vez que o aniversário do NEOJIBA foi comemorado no Parque do Queimado, sede do programa, que no dia 9 de julho completou 4 anos de revitalização. Ricardo falou da alegria de poder celebrar em casa. “É muito bom ver essas famílias vindo dos nossos núcleos, ver essas crianças correndo por aqui, e sobretudo escutar muita música boa com essa criançada. Dá uma energia para a gente avançar ainda mais. Podem contar conosco do IDSM, do NEOJIBA. Vamos continuar trabalhando duro, com muito amor e carinho, para que nossas crianças se sintam acolhidas e possam se emancipar através dessa linda coisa que é a música”. 

A partir deste ano, a data de referência para as comemorações do aniversário do NEOJIBA passam a ser o dia 20 de julho, quando o programa foi lançado oficialmente pelo governador Jaques Wagner, no Teatro Castro Alves, em 2007, e não mais no dia 20 de outubro, quando aconteceu a primeira apresentação pública do programa, no mesmo ano. 

 

Sobre o NEOJIBA

Criado em 2007, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) promove o desenvolvimento e integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O programa é mantido pelo Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música. Em 16 anos, o NEOJIBA atendeu, direta e indiretamente, mais de 12 mil crianças, adolescentes e jovens entre 6 e 29 anos. Atualmente, o programa beneficia 2.300 integrantes diretos em seus 13 núcleos, e 4.500 indiretos em ações de apoio a iniciativas musicais parceiras.


Comentários