NEOJIBA recebe visita do secretário de educação do Rio de Janeiro

  • 05 jan, 2018

Comitiva da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro esteve em Salvador para conhecer de perto o trabalho realizado pelo NEOJIBA. O secretário César Benjamin veio acompanhado do subsecretário de ensino José Edmilson da Silva, da subsecretária de gestão Clara Costa e da coordenadora do projeto Orquestra nas Escolas, Moana Martins. Na quinta (19), o grupo se reuniu com gestores do Programa e, na sexta (20), visitaram o Atelier Escola de Lutheria (AEL) e o Núcleo Liberdade do NEOJIBA.

A visita teve por objetivo buscar conhecer propostas de soluções do NEOJIBA que possam servir de base para a iniciativa na rede municipal do Rio, que é uma das maiores do país com cerca de 650 mil crianças e jovens do ensino infantil ao fundamental, em mais de 1,5 mil escolas. Este projeto chama-se Orquestra nas Escolas e pretende envolver no mínimo 150 escolas, impactando diretamente 80 mil estudantes da Rede Municipal com oficinas musicais no contraturno escolar até 2020. Em apenas um ano de funcionamento, uma orquestra sinfônica já foi montada e cerca de 900 bolsas de estudo foram oferecidas.

“Consideramos o NEOJIBA o nosso irmão mais velho. O Programa é uma referência nacional e há tempos queríamos vir conhecer o trabalho e estabelecer interações, pois temos muito a trocar. Construímos um projeto que está crescendo com muita velocidade, o que nos traz a necessidade de buscar formas de aprimorá-lo. Os instrumentos feitos a partir do cano de PVC e a metodologia de musicalização com violinos de papel são algumas das ideias que nós vamos buscar implementar no Rio de Janeiro também”, afirma Benjamin.


Comentários