Rede de Projetos Orquestrais

É um espaço que reúne diversas entidades que promovem o ensino e a prática musical coletiva como meio para o desenvolvimento social de crianças, adolescentes e jovens. Atualmente são 42 projetos, atuantes em 36 municípios de 15 Territórios de Identidade da Bahia. O NEOJIBA é o criador e coordenador da Rede, articulando os projetos e oferecendo apoio pedagógico e de gestão às instituições participantes.

 

Adriano Cenci
Coordenador da Rede de Projetos Orquestrais da Bahia
adrianocenci@neojiba.org


Caravana Pedagógica: Visita de monitores do NEOJIBA a um projeto parceiro para realização de atividades intensivas de técnica instrumental, prática orquestral e coral, manutenção de instrumentos, regência e, sempre que possível, apresentações de música de câmara.

Capacitação de Monitores: Preparação das lideranças do grupo local para multiplicação de conhecimento, divulgando o “Aprende quem Ensina”, um dos conceitos básicos do NEOJIBA.

Intercâmbio Pedagógico: Integrantes dos projetos parceiros são recebidos no NGF – Núcleo de Gestão e Formação, em Salvador, para atividades pedagógicas.

Lutheria: Durante as caravanas e os intercâmbios, o NEOJIBA oferece orientações sobre cuidados básicos, manutenção e consertos de instrumento musical.

Orquestras Regionais: Investimento na criação de orquestras regionais, unindo numa mesma atividade, integrantes de dois ou mais grupos de uma mesma região do estado.

Encontro de Gestores: Reunião anual de gestores e colaboradores dos projetos parceiros, para trocas de experiências, planejamento, capacitações e discussões sobre temas importantes para a gestão dos projetos

Compartilhe