Violoncelo de plástico é destaque em apresentação especial da Orquestra Plástica

Publicado em: 13/11/2017
24523547778_db4f53afec_z

Atividade integra terceiro ano do projeto Orquestra Plástica, que conta com patrocínio da Braskem e do Governo da Bahia, através do Programa Fazcultura

 

“É a primeira vez que eu vejo um instrumento como esse”. O relato surpreso é da auxiliar de serviços gerais Daniele das Graças. Ela e dezenas de pessoas, entre adultos, idosos, jovens e crianças, conferiram, na manhã do último sábado (11), a estreia do violoncelo de plástico do projeto Orquestra Plástica do NEOJIBA, na 10ª edição do Polo Cidadania, na Cidade do Saber, em Camaçari.

A apresentação especial foi realizada por integrantes da Orquestra Juvenil da Bahia – principal formação musical do NEOJIBA. O jovem Airã Santos tocou a viola e o violino de plástico – primeiros instrumentos confeccionados pela Orquestra Plástica; Larissa Franco estreou o violoncelo de plástico e Luã Almeida fez o acompanhamento no teclado. No repertório, clássicos da música popular brasileira, como Samba Lê Lê (domínio público), Xote das Meninas, de Luiz Gonzaga, e Andar com Fé, de Gilberto Gil.

“Foi incrível estar à frente dessa estreia do violoncelo de plástico. Não sabia que o instrumento tinha esse potencial, sem contar que é uma forma muito inteligente e econômica para o ensino da música”, observa a violoncelista Larissa Franco. Já para o músico Airã Santos, os instrumentos de plástico são uma importante ferramenta de aprendizado pedagógico. “Ajuda a despertar o interesse das crianças e adolescentes pela música e também pela sustentabilidade”, completa.

A estreia do instrumento e a apresentação marcam uma nova etapa do projeto Orquestra Plástica, que conta com o patrocínio da Braskem e do Governo do Estado, através do Programa Fazcultura, desde seu primeiro ano. “É um orgulho para nós apoiar um projeto como este, que dialoga com as prioridades da Braskem: inovação e sustentabilidade. Estamos muito contentes com os resultados obtidos a cada ano”, destaca Helio Tourinho, Gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia.

Veja mais fotos aqui

Comentários