Turnês dos Núcleos do NEOJIBA chega a Vitória da Conquista

Publicado em: 08/05/2017
Cards_TurnêdosNúcleos_2017_VC_2

O Núcleo Conquista Criança realiza 9 apresentações musicais em Vitória da Conquista no mês de maio, com destaque para o concerto gratuito que acontece dia 11 (quinta), na Praça 9 de Novembro, às 14h, dentro da programação do projeto Quintas Musicais. Os eventos acontecem entre os dias 08 e 30 de maio, em espaços como a Casa Memorial Régis Pacheco, a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, APAE, CRAS VIII, escolas, entre outros. Esta iniciativa faz parte do projeto Turnês dos Núcleos do NEOJIBA, que realiza ações de circulação musical nas comunidades da capital e do interior, onde estão sediados os Núcleos de Prática Orquestral e Coral do programa.

A Orquestra Infantojuvenil Cordas em Movimento, formação musical do Núcleo Conquista Criança, realiza concertos didáticos, práticas sociais e apresentações em praças públicas na segunda edição do projeto Turnês dos Núcleos. A primeira foi realizada em março pelo Núcleo Pirajá, em Salvador. O objetivo da série de apresentações é mostrar à cidade o resultado do trabalho realizado no Núcleo, que funciona em parceria com o Programa Conquista Criança da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista.

O Núcleo Conquista Criança conta atualmente com 143 integrantes com idades entre 06 e 15 anos e desenvolve atividades de iniciação musical e prática orquestral com instrumentos de cordas: violas, violinos, violoncelos e contrabaixos. Este é um dos 11 Núcleos de Prática Orquestral e Coral do NEOJIBA, sediados em quatro municípios do Estado. Em Salvador, os Núcleos atuam nos bairros Liberdade, Pirajá, Bairro da Paz, Nordeste de Amaralina, Itapagipe, Nazaré e Federação. No interior do Estado, os Núcleos estão em Vitória da Conquista, Simões Filho, Feira de Santana e Porto Seguro (distrito de Trancoso). Há ainda o Núcleo de Gestão e Formação Profissional, localizado em Salvador.

Turnês dos Núcleos
Centenas de crianças, adolescentes e jovens – integrantes dos Núcleos do NEOJIBA – participam do projeto Turnês dos Núcleos de abril a dezembro 2017. As apresentações acontecem nas praças e espaços comunitários dos bairros, como escolas, creches, centros de saúde, asilos e instituições da rede de proteção social.  “Queremos fortalecer vínculos com as comunidades onde atuamos. As Turnês também são um desafio para os integrantes e a equipe pedagógica de cada um dos nossos Núcleos”, explica Fabien Lerat, gerente pedagógico do NEOJIBA.

Os Núcleos do NEOJIBA atendem cerca de 1.700 crianças, adolescentes e jovens, faixa etária de 04 a 29 anos, sendo que 51% são crianças entre 04 e 12 anos. Entre os beneficiários diretos, 85% se autodeclararam pardos ou negros, 71% são estudantes do Ensino Fundamental I e II, 74% são de famílias com renda mensal de até 02 salários mínimos e 85% destas famílias têm perfil para CADÚnico. O Cadastro Único (CADÚnico) é um instrumento criado pelo Governo Federal que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda. É utilizado para identificar quais serão os beneficiários dos programas socioassistenciais do governo e requisito fundamental para inserção nos programas sociais.

Em maio, o projeto Turnês dos Núcleos ainda estará em Salvador, no Bairro da Paz. Em junho, a iniciativa chega no bairro Nordeste de Amaralina e na Federação. Em julho, o Núcleo Antônio Gasparini realiza a Turnê em Feira de Santana. Em agosto, é a vez do distrito de Trancoso, no município de Porto Seguro. Em setembro, a Turnê será realizada no bairro Itapagipe, em Salvador, e no município de Simões Filho. O projeto encerra em outubro – mês de aniversário dos 10 anos do NEOJIBA – no bairro de Nazaré, em Salvador.

Programa NEOJIBA
Criado em 2007 como um dos programas prioritários do Governo do Estado da Bahia, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) tem por objetivo promover na Bahia o desenvolvimento e a integração social, prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O NEOJIBA beneficia cerca de 4.600 crianças, adolescentes e jovens em todo o estado da Bahia. É uma ação da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e seu diretor fundador é o maestro e pianista Ricardo Castro.

SERVIÇO

Turnês dos Núcleos

Núcleo Conquista Criança (Vitória da Conquista)

Concerto da Orquestra Infantojuvenil Cordas em Movimento

Quinta-feira (11 de maio), às 14h

Praça 9 de Novembro

Gratuito

Comentários