Ricardo Castro apresenta o modelo do NEOJIBA no Virtual Educa

Publicado em: 05/06/2018
WhatsApp Image 2018-06-05 at 18.15.08

O maestro e diretor fundador do Programa destacou as ações de aprendizagem horizontal

Nesta semana Salvador sedia o Virtual Educa, um evento internacional sobre inovação e tecnologia aplicadas à educação. Um dos palestrantes desta terça (05) foi o maestro Ricardo Castro. O diretor fundador do NEOJIBA falou sobre a metodologia pedagógica utilizada pelo Programa, que tem como lema “aprende quem ensina”. Na sua fala, ele destacou a prática musical coletiva como uma ação transformadora e o processo de aprendizagem horizontal utilizado nos Núcleos do Programa.

Durante a conferência, Ricardo Castro apresentou a proposta de interação entre pares, que é estimulada no NEOJIBA. Integrantes mais avançados são motivados a ajudar os iniciantes e, além disso, há espaço para que alguns se tornem monitores e passem também a dar aulas. “Percebemos que os jovens que passam por esse processo valorizam mais o trabalho dos seus professores”, refletiu o maestro.

O público do evento era formado por educadores de toda a Bahia, além de participantes da América Latina, Caribe e África. A diretora do Colégio Estadual Ministro Aliomar Baleeiro, no bairro de Pernambués em Salvador, Andreia Passos percebeu, com a apresentação do maestro, novas possibilidades para o trabalho com os estudantes. “Saio daqui com a certeza de que a música pode nos ajudar no trabalho em sala de aula”, afirma.

Para ela, a arte deve ser explorada em todas as disciplinas. “Às vezes a gente fica limitado, por não ser professor de música, mas ela contribui na concentração e na disciplina dos estudantes na aula. Então, é bom usarmos em qualquer área”, afirma a diretora. Andreia também esteve na abertura do Virtual Educa, na última segunda (04), que contou com a apresentação da orquestra do programa. “O concerto foi lindo! Fiquei emocionada. É essa beleza que também queremos transmitir para os nossos alunos”, contou a diretora.

Comentários