Programa Amigos do NEOJIBA é lançado nesta quarta (20)

Publicado em: 20/12/2017
gif programa amigos do NEOJIBA

Iniciativa aproxima a sociedade civil da política pública

O Instituto de Ação Social pela Música (IASPM), responsável pela gestão do programa NEOJIBA, lança nesta quarta (20), o Amigos do NEOJIBA. O programa de sócios procura ampliar o relacionamento do Programa com um dos três pilares que o sustentam, que são o setor público, o setor privado e a sociedade civil. Através dessa iniciativa inédita, membros da sociedade civil admiradores do NEOJIBA poderão contribuir para o seu desenvolvimento e acompanhar de perto suas atividades. O lançamento acontece hoje durante o concerto que encerra a temporada 2017 da série NEOJIBA no TCA, às 19h30, no Teatro Castro Alves.

O programa Amigos do NEOJIBA se constitui como uma rede de pessoas associadas ao NEOJIBA que contribuem e participam ativamente para a manutenção das suas atividades cotidianas, entre elas transporte e alimentação dos cerca de 1.600 integrantes, além da compra de instrumentos para os 11 Núcleos de Prática Musical.

Cada Amigo define um valor de contribuição, que lhe confere uma categoria como associado do NEOJIBA. Todos os associados recebem um cartão que lhe dará acesso a benefícios exclusivos, como descontos na loja do NEOJIBA, convites para concertos das suas formações musicais no Brasil, descontos em estabelecimentos parceiros, acesso a ensaios e atividades cotidianas do Programa, entre outros.

“O programa Amigos do NEOJIBA é mais uma ação inovadora que lançamos no ano em que comemoramos 10 anos. É um jeito novo que encontramos para que a sociedade civil esteja mais próxima desta política pública que é o NEOJIBA. Todos os dias, recebemos um número expressivo de contatos de pessoas querendo saber como contribuir com o NEOJIBA. O programa Amigos do NEOJIBA responde a esta demanda e contribui com a nossa sustentabilidade e futuro”, afirma Beth Ponte, diretora institucional do NEOJIBA.

Foram definidas três categorias de membros: Adagio, Andante e Allegro. Cada uma corresponde a uma faixa de valor de doação. Os nomes referem-se a andamentos musicais, que marcam a velocidade dos compassos. As doações a partir de R$ 50 se enquadram na categoria Adagio, que quer dizer “devagar” na linguagem musical. Quanto maior o valor da contribuição, mais benefícios o associado recebe do programa Amigos.

Tecnologia a favor da solidariedade
Para garantir agilidade e segurança nas operações, o programa Amigos do NEOJIBA será gerido pela plataforma IT ART, sendo o Instituto de Ação Social pela Música (IASPM) a primeira organização social da região Nordeste a utilizar essa tecnologia, empregada por algumas das mais importantes instituições culturais do País. O programa conta com site próprio onde o associado poderá realizar sua doação anual de forma rápida e segura. As doações podem ser integrais ou parceladas e feitas através de cartão de crédito ou boleto bancário. Na plataforma IT ART também é possível realizar uma simulação de doação com abatimento no Imposto de Renda (IR). As doações com abatimento no IR devem ser realizadas por meio de transferência bancária até o dia 28/12.

Programa NEOJIBA
Criado em 2007 como um dos programas prioritários do Governo do Estado da Bahia, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) tem por objetivo promover na Bahia o desenvolvimento e a integração social, prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O NEOJIBA beneficia cerca de 4.600 crianças, adolescentes e jovens em todo o estado da Bahia. É uma ação da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e seu diretor fundador é o maestro e pianista Ricardo Castro.

Comentários