Orquestra Plástica realiza demonstração musical no Polo da Cidadania sábado (11)

Publicado em: 10/11/2017
Card_Orquestra Plástica_Violoncelo-01

Músicos do NEOJIBA integram a programação da décima edição do Polo da Cidadania, na Cidade do Saber, em Camaçari. Este sábado (11 de novembro), às 12h, Airã Santos, Larissa Franco e Luã Almeida realizam uma apresentação musical utilizando instrumentos confeccionados a partir do cano PVC. Será a estreia do violoncelo de plástico que pela primeira vez será tocado para o grande público.

Em Camaçari, Airã Santos toca a viola e o violino de plástico – primeiros instrumentos confeccionados pelo projeto Orquestra Plástica. Larissa Franco estreia o violoncelo de plástico e Luã Almeida faz o acompanhamento no teclado. Todos os jovens são integrantes da Orquestra Juvenil da Bahia – principal formação musical do NEOJIBA. No repertório, grandes compositores brasileiros como Heitor Villa Lobos e Luiz Gonzaga.

Todos os instrumentos foram confeccionados no Atelier de Lutheria de Plástico do NEOJIBA, sediado no CESA (Centro Educacional Santo Antônio), em Simões Filho.

Estes instrumentos, fabricados com matéria-prima reutilizável, criam condições para que mais crianças e adolescentes tenham acesso à iniciação musical. O plástico garante maior durabilidade ao instrumento em decorrência da resistência à umidade, oferece também maior resistência a impactos físicos e reduz os custos com a manutenção, pois não demanda colagens e ajustes frequentes.

 Sobre o Orquestra Plástica
É um projeto de desenvolvimento e difusão de uma tecnologia social implantado pelo NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) no Estado da Bahia desde 2014.  A iniciativa desenvolve instrumentos musicais com canos de PVC e capacita adolescentes e jovens no ofício da lutheria, articulando por meio da música os campos da sustentabilidade e da inclusão socioprodutiva. O projeto conta com o patrocínio da Braskem e do Governo do Estado, através do Programa Fazcultura, desde seu primeiro ano.

Sobre o NEOJIBA
Criado em 2007 como um dos programas prioritários do Governo do Estado da Bahia, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) tem por objetivo promover o desenvolvimento e a integração social, prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletiva. O NEOJIBA beneficia cerca de 4.600 crianças, adolescentes e jovens em todo o Estado da Bahia. É uma ação da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (Justiça Social) e seu diretor fundador é o maestro e pianista Ricardo Castro.

Sobre a Braskem
Com uma visão de futuro global, orientada para o ser humano, os 8 mil Integrantes da Braskem se empenham todos os dias para melhorar a vida das pessoas, criando as soluções sustentáveis da química e do plástico. É a maior produtora de resinas das Américas, com produção anual de 20 milhões de toneladas, incluindo produtos químicos e petroquímicos básicos, e faturamento de R$ 55 bilhões em 2016. Exporta para Clientes em aproximadamente 100 países e opera 41 unidades industriais, localizadas no Brasil, EUA, Alemanha e México, esta última em parceria com a mexicana Idesa.

SERVIÇO
Demonstração Musical – Orquestra Plástica
Polo da Cidadania
Sábado (11 de novembro), 12h
Cidade do Saber – Camaçari

Repertório
Samba Lê Lê
Heitor Villa Lobos
Xote das Meninas
Luiz Gonzaga
Samba de Verão
Marcos & Paulo Sérgio Valle
Andar com Fé
Gilberto Gil
Ilha de Maré
Walmir Lima e Lupa

Comentários