Orquestra Juvenil de Feira de Santana leva mil pessoas para concerto especial

Publicado em: 19/12/2017
38457050564_6293621c94_z

Apresentação pública contou com a participação de 85 crianças, jovens e adolescentes

Com um público de aproximadamente mil pessoas, a Orquestra Juvenil de Feira de Santana apresentou o concerto “Bem-vindos à Orquestra”, na última sexta-feira (15), na quadra do Centro de Esportes Unificado (CEU) do município. A apresentação pública e gratuita marcou a estreia dos novos integrantes do Núcleo Antônio Gasparini.

O concerto contou com a participação de 85 crianças, jovens e adolescentes, com idades entre 08 e 29 anos. Entre eles, estavam os novos integrantes, os integrantes veteranos e 13 crianças da Tenda da Paz, projeto musical apoiado pela iniciativa NEOJIBA nos Bairros.  O repertório trouxe 15 obras, que iam de Beethoven, G. Rossini a Dorival Caymmi e Gilberto Gil.

“Eu sempre achei a orquestra algo muito bonito e estou muito feliz de ter a oportunidade de participar desse momento”, disse Alice Pereira, de 13 anos. A flautista é uma das novas integrantes do Núcleo e revela que depois que começou a tocar a flauta transversal tem sentido uma melhora sua respiração. “Quando eu toco eu me sinto mais à vontade para respirar e faz tempo que não tenho uma crise de asma”, destaca.

A Orquestra Juvenil de Feira de Santana é composta pelos integrantes das formações musicais do Núcleo: a Banda Sinfônica Portal do Sertão e a Orquestra de Cordas Olhos D’água. “Grande parte dessas crianças estão tocando pela primeira vez em um concerto e mostram um grande avanço na execução musical, especialmente depois de um ano e meio de trabalho. Esse concerto é um marco para o nosso grupo”, destaca Lucas Barbosa, instrutor de cordas do Núcleo e regente da Orquestra de Cordas Olhos D’Água.

O violinista e spalla do concerto, Guilherme Gama (17), integra a Orquestra Juvenil de Feira de Santana desde a sua fundação em 2014. De acordo com ele, a chegada de novos integrantes foi muita positiva para o grupo. “O nosso desempenho mudou para melhor”, observa o jovem.

Certa do sucesso do concerto, a soteropolitana Valeriana Bonfim deixou Salvador rumo a Feira de Santana especialmente para conferir a Orquestra e celebrar seus 68 anos. “Estou muito contente de ter vindo. É lindo presenciar uma iniciativa que colabora com o futuro dessa juventude e mais ainda no dia do meu aniversário”, disse.

 

Comentários