Núcleo Cordas Dedilhadas se apresenta no Espaço Xisto Bahia

Publicado em: 21/11/2017
24690927038_e2327dee8e_k

O Núcleo de Cordas Dedilhadas apresentou no último sábado (18) um concerto com todos os seus integrantes no Espaço Xisto Bahia. A tarde também teve a participação do Quarteto de Madeiras do Núcleo Federação. A turma de iniciação ao violão, a Orquestra de Cordas Dedilhadas e o Quarteto Regional apresentaram músicas como Marinheiro Só, Vassourinha, Berimbau e Aquarela.

Antônio Ladeia foi ao Xisto ver a filha Marília Ladeia, de 9 anos integrante do NEOJIBA há 1 ano. “Ver o crescimento dela no instrumento é muito gratificante. Em casa, a mãe e eu brincamos de fazer uma banda com ela para estimular que ela continue. Vê-la no palco é estimulante”, conta orgulho.

Apesar do pouco tempo, a pequena violonista já tem alguma desenvoltura no instrumento e já se apresentou até na Concha Acústica, na festa de 10 anos do NEOJIBA. “Eu gosto de tocar porque eu sei que eu faço as pessoas mais felizes do que o que elas já são”, diz Marília.

O concerto é parte da programação da Turnê do Núcleo, que já passou pela Biblioteca Infantil Monteiro Lobato e escolas da região de Nazaré. As apresentações seguem até o dia 29. O Núcleo de Cordas Dedilhadas encerra o projeto das Turnês dos Núcleo de Prática Musical do NEOJIBA. As apresentações tiveram início em abril e levaram os integrantes a praças e espaços comunitários dos bairros, como escolas, creches, centros de saúde, asilos e instituições da rede de proteção social.

Criado em 2015, o Núcleo de Cordas Dedilhadas concentra as atividades do NEOJIBA com instrumentos como violão, bandolim, cavaquinho, guitarra baiana e contrabaixo elétrico e conta com cerca de 50 integrantes, com idades entre 7 e 18 anos. O Núcleo funciona no Colégio Central, em Nazaré, e é parceiro do Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC), uma iniciativa do Governo do Estado da Bahia, também sediado no local. O CJCC promove a ampliação da jornada escolar e a diversificação do currículo dos estudantes e busca ampliar o acesso às temáticas culturais e científicas modernas.

Programa NEOJIBA
Criado em 2007 como um dos programas prioritários do Governo do Estado da Bahia, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) tem por objetivo promover na Bahia o desenvolvimento e a integração social, prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O NEOJIBA beneficia cerca de 4.600 crianças, adolescentes e jovens em todo o estado da Bahia. É uma ação da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e seu diretor fundador é o maestro e pianista Ricardo Castro.

Comentários