NEOJIBA realiza segunda edição da Festa Barroca no Pelourinho

Publicado em: 18/05/2018
WhatsApp Image 2018-05-18 at 16.54.40

O concerto gratuito acontece neste domingo com direção artística de Chiara Banchini

A violinista suíça Chiara Banchini, especializada na interpretação de música barroca, está de volta a Salvador para realizar a segunda edição do projeto do NEOJIBA, que traz a Camerata Barroca para um concerto gratuito neste domingo (20), às 16h na Igreja Nossa Senhora do Carmo, no Pelourinho. A apresentação conta com repertório com obras de Antonio Vivaldi, Alessandro Scarlatti, Wolfgang Amadeus Mozart e Joseph Haydn.

Cerca de 25 jovens músicos da Orquestra Juvenil da Bahia formam a camerata que utiliza arcos construídos como os do mesmo período das obras.  “A proposta do concerto é fazer uma imersão nas estéticas dos estilos barroco e clássico. Chiara Banchini é uma grande artista e tem larga experiência no ensino da música europeia dos séculos 17 e 18. Ela traz uma proposta artística de trabalharmos com elementos originais do período, tais como descritos nos documentos da época, como os arcos, as articulações, os fraseados, entre outros” conta Eduardo Torres, diretor musical do NEOJIBA.

“No concerto do ano passado, tocamos um programa totalmente barroco. Nesta segunda edição, além de dois grandes compositores daquele período, avançamos para grandes nomes do classicismo vienense. A expressividade e a maneira de tocar são diferentes, mas os instrumentos e os arcos são muito parecidos. Excelente oportunidade para nossos jovens músicos compreenderem a passagem entre o barroco e o clássico”, afirma Chiara Banchini.

“Este repertório foi por muito tempo tocado com os mesmos parâmetros da música posterior, a romântica, e somente no início da década de 1980 começou a busca pela retomada da tradição da época, com uma grande pesquisa em livros e tratados, além da reconstrução de instrumentos tais como eram originalmente ”, esclarece o maestro Torres.

Chiara Banchini
Nascida em Lugano, no território italiano da Suíça, Chiara Banchini é uma das mais renomadas violinistas barrocas do cenário internacional, especializada na execução da música dos séculos 17 e 18, tornando-se grande autoridade também neste campo de estudo e ensino. Além da sua carreira de solista, já tocou com ensembles como Hesperion XX e La Chapelle Royale, foi professora de violino barroco, no Centro de Música Antiga do Conservatório de Genebra e na Schola Cantorum de Basileia, também na Suíça.  Fundadora do Ensemble 415, orquestra de câmara especializada na execução da música barroca, tornou-se também uma das regentes permanentes da Theresia Youth Baroque Orchestra, que reúne jovens músicos de toda a Europa dedicados ao conhecimento da música antiga.

Programa NEOJIBA
Criado em 2007 como um dos programas prioritários do Governo do Estado da Bahia, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) tem por objetivo promover o desenvolvimento e a integração social, prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O NEOJIBA beneficia cerca de 6,5 mil crianças, adolescentes e jovens em todo o estado da Bahia. É uma ação da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e seu diretor fundador é o maestro e pianista Ricardo Castro.

SERVIÇO
Festa Barroca, 2ª edição, com Chiara Banchini
Camerata Barroca do NEOJIBA
Igreja Nossa Senhora do Carmo – Rua do Carmo, nº 1, Pelourinho
20 de maio (domingo), às 16h
Entrada gratuita

PROGRAMA
Antonio Vivaldi
Concerto para cordas em dó maior. RV 114

Alessandro Scarlatt
Sonata a Quattro em Fá maior

Wolfgang Amadeus Mozart
Divertimento em Ré maior K 136

Joseph Haydn
Sinfonia nº 15 em Ré maior

Comentários