NEOJIBA e Coral do IFBA realizam concerto gratuito em Vitória da Conquista

Publicado em: 05/12/2017
34571326636_d2f3d67392_z

13 de dezembro (quarta), 19h, no Auditório do IFBA

90 intérpretes entre crianças, adolescentes e jovens realizam Concerto no Auditório do IFBA, em Vitória da Conquista, no próximo dia 13 de dezembro (quarta), às 19h. 40 integrantes da Orquestra de Cordas do Núcleo Conquista Criança, com idades de 10 a 16 anos, e cerca de 50 cantores, que participam do coral de estudantes e do Madrigal do IFBA, realizam esta apresentação que tem entrada gratuita.

A Orquestra de Cordas executa obras de artistas como Tchaikovsky, Luiz Gonzaga, Gonzaguinha, Zeca Baleiro e Adoniram Barbosa. “O Coral do IFBA tem uma tradição muito grande na cidade e eu sugeri que fizéssemos uma apresentação juntos. É um concerto para que os pais das crianças, adolescentes e toda a comunidade possam apreciar”, afirma Bruna Garófalo, coordenadora do Núcleo Conquista Criança.

Cada uma das formações musicais preparou um repertório próprio para a ocasião. Orquestra de Cordas e Coral do IFBA encerram juntos o concerto com uma música natalina, O Primeiro Natal, com harmonia Jonh Stainer e arranjo de Alexandre Guimarães. “Estamos com uma expectativa muito boa para o concerto. Existe uma tradição de boa qualidade no fazer musical que o NEOJIBA construiu no estado da Bahia”, afirma Marcos Ferreira, maestro do coro e professor de música do IFBA.

Sobre o Núcleo Conquista Criança
Criado em 2016, o Núcleo Conquista Criança está sediado na cidade de Vitória da Conquista, a terceira maior da Bahia. O Núcleo de Prática Orquestral e Coral é resultado da parceria do NEOJIBA com o Programa Conquista Criança. O Núcleo atende cerca de 150 crianças e adolescentes entre 6 e 15 anos, educandos do Conquista Criança. Com os integrantes, são desenvolvidas atividades de iniciação musical e desde outubro de 2016, há práticas com instrumentos de corda, entre eles, violas, violinos, violoncelos e contrabaixos.

Sobre os corais do IFBA campus Vitória da Conquista
Formado por jovens do Ensino Médio Integrado e do Ensino Superior, o Coral de estudantes foi criado em 2005. Entre muitos pontos positivos, como o desenvolvimento da criatividade, a descoberta e encaminhamento de novos talentos e o eficiente fator de sociabilização, o coral tem sido usado como excelente veículo no processo de Educação Musical. O Madrigal é um projeto de extensão que conta com a participação de estudantes, pais de estudantes, egressos, servidores e amigos da comunidade, amantes da música vocal. Formado em 2008, tem como objetivo a realização de repertório a capela.

Programa NEOJIBA
Criado em 2007 como um dos programas prioritários do Governo do Estado da Bahia, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) tem por objetivo promover na Bahia o desenvolvimento e a integração social, prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O NEOJIBA beneficia cerca de 4.600 crianças, adolescentes e jovens em todo o estado da Bahia. É uma ação da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e seu diretor fundador é o maestro e pianista Ricardo Castro.

SERVIÇO
Concerto
Orquestra de Cordas do Núcleo Conquista Criança
Coral do IFBA
Local: Auditório do IFBA
Av. Amazonas, 3150 – Vitória da Conquista
13 de dezembro de 2017 (quarta-feira), às 19h
GRATUITO

 PROGRAMA
Orquestra de Cordas do Núcleo Conquista Criança
Serenata para Cordas / Finale – Tchaikovsky – Arranjo Carrie Gruselle
Tomahawk – R. Matesky
Asa Branca – Luiz Gonzaga
Arme um Belo Pinheirinho – Tradicional de Natal – Arranjo Alexandre Guimarães
Noite Feliz – Tradicional de Natal – Arranjo Thiago Azeredo
Se tu m’ami – Giovanni B. Pergolesi – Arranjo Thiago Azeredo
Gargoyles – Doug Spata

Corais do IFBA
Semente do Amanhã – Gonzaguinha – Arr.: Patrícia Costa
O Xote das Meninas – Luiz Gonzaga – Arr.: Patrícia Costa
Que Lindos Olhos! – Folclore – Arr.: Villa-Lobos / Adap.: Marcos Ferreira
Velha Infância – Fabiany Máximo – Arr.: Eduardo Carvalho / Adap.: Marcos Ferreira
Telegrama – Zeca Baleiro – Arr.: Michael Victor
Tem Gato na Tuba – João de Barro e Alberto Ribeiro – Arr.: Samuel Kerr
Trem das Onze – Adoniram Barbosa – Arr.: Patrícia Costa

Orquestra de Cordas do Núcleo Conquista Criança e Coral do IFBA
O Primeiro Natal – Harmonia Jonh Stainer – Arranjo: Alexandre Guimarães

Comentários