Maestro Isaac Karabtchevsky visita Núcleo do NEOJIBA em Feira de Santana, dia 10 (sexta)

Publicado em: 09/11/2017
isaac-karabtchevsky-3-crc3a9dito-fc3a1bio-rossi

Esta sexta (10/11), às 16h, crianças, adolescentes e jovens do Núcleo Antônio Gasparini recebem a visita do regente Isaac Karabtchevsky, no Centro de Convivência Domingos Mincarone – espaço de ensaio das formações musicais do NEOJIBA em Feira de Santana. Ariane Petri, fagotista e presidente da Orquestra Petrobras Sinfônica (OPES), o trompetista David Alves e outros músicos da OPES participam da visita.

O maestro Isaac Karabtchevsky é um dos ícones vivos do Brasil. Durante 26 anos, atuou como regente da Orquestra Sinfônica Brasileira, liderando um ousado projeto de comunicação popular da América Latina, o Aquarius, que reuniu durante anos milhares de pessoas ao ar livre e favoreceu, dessa forma, a formação de um público sensível à música de concerto.

Em Feira de Santana, o regente se apresenta com a Orquestra Petrobras Sinfônica, esta sexta (10/11), às 20h, no estacionamento do Boulevard Feira, com entrada gratuita. O repertório traz obras de Darius Milhaud, Villa-Lobos, Alberto Nepomuceno e Jaques Ibert.

Fundada em 1972 pelo Maestro Armando Prazeres, a Orquestra Petrobras Sinfônica completa 45 anos de existência com um lugar de prestígio entre os maiores conjuntos musicais da América Latina. Sob a direção artística e regência do Maestro Isaac Karabtchevsky, conta com uma formação de mais de 80 instrumentistas. A OPES afirma que seu compromisso é interpretar a tradição sinfônica sob uma ótica brasileira e atual, com o objetivo de aproximar novos públicos da música de concerto.

Núcleo Antônio Gasparini

Criado em julho de 2014, é o resultado da parceria entre o Instituto Antônio Gasparini (IAG) e o programa NEOJIBA. Atende cerca de 150 crianças, adolescentes e jovens, de 06 a 29 anos, nos bairros Rua Nova, Cidade Nova e George Américo, no município de Feira de Santana. Entre os destaques do Núcleo estão a Orquestra Juvenil de Feira de Santana e a qualificação de jovens monitores para atuarem como multiplicadores, através do projeto NEOJIBA nos Bairros, com o objetivo de promover a integração e o desenvolvimento social através da música.

Programa NEOJIBA
Criado em 2007 como um dos programas prioritários do Governo do Estado da Bahia, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) tem por objetivo promover na Bahia o desenvolvimento e a integração social, prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O NEOJIBA beneficia cerca de 4.600 crianças, adolescentes e jovens em todo o estado da Bahia. É uma ação da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e seu diretor fundador é o maestro e pianista Ricardo Castro.

SERVIÇO
Maestro Isaac Karabtchevsky visita Núcleo Antônio Gasparini
10 de novembro de 2017 (sexta), às 16h
Local: Centro de Convivência Domingos Mincarone
Rua Caminho Lamarão, 01 – Bairro Cidade Nova – Feira de Santana

Comentários