IRDEB firma acordo de parceria para transmissão de conteúdos exclusivos sobre o programa NEOJIBA

Publicado em: 31/08/2017
Convite - NEOJIBA

A cerimônia de assinatura acontece nesta sexta (1º), às 16h, no Teatro do IRDEB

O IRDEB (Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia) e o IASPM (Instituto de Ação Social pela Música), responsável pela gestão do programa NEOJIBA, firmam acordo de parceria nesta sexta-feira (1º), às 16h, na sede do IRDEB, na Federação. Estarão presentes, representando o IASPM, Ricardo Castro, diretor geral do NEOJIBA, e Eduardo Torres, diretor musical. Por parte do IRDEB, participam da cerimônia Flávio Gonçalves, diretor geral, e Daniela Souza, coordenadora da Rádio Educadora FM. A cerimônia ainda conta com apresentação do Coro Juvenil do NEOJIBA.

A TVE e a Rádio Educadora FM vêm investindo na promoção da música, sendo hoje as emissoras baianas que mais transmitem shows musicais de artistas baianos, brasileiros e internacionais. Desse modo, dentro desta parceria, ocorrerá a transmissão ao vivo pela TV, rádio e Web do concerto de aniversário de 10 anos do NEOJIBA, que acontece no dia 21 de outubro, às 18h, na Concha Acústica. O evento, que poderá ser acompanhado pelo Facebook oficial da emissora (/tvebahia), pelo canal do Youtube (/tvebahia) ou pelo Portal www.tve.ba.gov.br/tveonline, irá reunir mais de 1 mil crianças, adolescentes e jovens de diversas formações do NEOJIBA e a Orquestra Infantil da Bahia – um projeto especial para o aniversário. A formação reúne 100 crianças, com idade entre 9 e 15 anos. Elas vêm de 17 cidades da Bahia e representam 8 Territórios de Identidade do Estado. Serão 10 dias de residência artística, com ensaios intensivos, aulas e outras atividades que culminam na apresentação que será transmitida ao vivo pela TVE, Rádio Educadora FM e Portal do Irdeb.

A parceria também prevê a veiculação de conteúdos exclusivos na Rádio Educadora FM. O primeiro projeto que vai ao ar é o Prelúdio NEOJIBA, que apresenta músicas de concerto ao mesmo tempo em que contextualiza cada peça ouvida, durante a programação da Rádio Educadora. O Prelúdio NEOJIBA será veiculado de segunda a sexta, às 9h30 e 20h30.

Já no dia 17 de setembro, a Rádio Educadora FM transmite, pela primeira vez ao vivo, um dos concertos da Série NEOJIBA no TCA, que em 2017 oferece ao público a oportunidade de desfrutar obras de diferentes gêneros e conhecer uma diversidade de grupos musicais do Programa, em uma única noite.

A formalização da parceria entre IRDEB e IASPM possibilita que conteúdos sobre música de concerto e sobre as ações desenvolvidas pelo Programa na Bahia passem a fazer parte da programação da TVE Bahia e da Rádio Educadora.  

Programa NEOJIBA
Criado em 2007 como um dos programas prioritários do Governo do Estado da Bahia, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) tem por objetivo promover na Bahia o desenvolvimento e a integração social, prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O NEOJIBA beneficia cerca de 4.600 crianças, adolescentes e jovens em todo o estado da Bahia. É uma ação da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e seu diretor fundador é o maestro e pianista Ricardo Castro.

Comentários