Em março, NEOJIBA debate igualdade de gênero com familiares de integrantes

Publicado em: 09/03/2018
IMG_5738

Iniciativa do setor de desenvolvimento social mobiliza 400 famílias dos integrantes dos 12 Núcleos do Programa

No intuito de promover o debate sobre a equidade de gênero e um ambiente de menos desigualdade para os integrantes do NEOJIBA e seus familiares, o setor de desenvolvimento social aborda o tema igualdade de gênero durante todo o mês de março. A iniciativa tem como foco as reuniões realizadas com familiares de integrantes. Na tarde da última quinta-feira (08), foi a vez do Núcleo de Prática Musical da Federação receber a visita da equipe do setor para um bate-papo enriquecedor.

A coordenadora de desenvolvimento social, Olgair Marques, junto a assistente social Milene Bastos e a psicóloga Juliana Barbosa promoveram no encontro a reflexão, através de vídeo e debate, sobre o papel da mulher e as diversas iniciativas que podem diminuir os números de desigualdade de gênero.

Durante o primeiro semestre deste ano serão realizadas iniciativas, para integrantes e familiares, que envolvem discussões sobre a violência contra mulher, o empoderamento feminino e a educação sexual, além de oficinas que dialogam com a temática. “É sempre importante trazermos temas do nosso cotidiano para discutir com as famílias, além de pensar em abordagens que envolvam os direitos humanos para trabalhar com as crianças. Com a iniciativa estamos pensando sempre na formação cidadã para desenvolver adultos com pensamento diferenciado”, pontuou a assistente social Milene Bastos.

Em meio ao debate realizado, os pais dos integrantes do NEOJIBA colocaram em pauta a importância da educação e do respeito no ambiente familiar e educacional. “A música não tem gênero, nem raça e nem credo. Eles estão tendo a oportunidade de ter nas mãos uma ferramenta importante de mudança de comportamento”, pontuou a doutoranda Ivonete Sampaio, mãe de Lucca, novo  integrante do Núcleo Federação.

Para a aposentada Jô Marques, a discussão foi enriquecedora e trouxe assuntos atuais que devem ser abordados. “Temos que discutir esses temas para mudarmos o futuro. Precisamos educar os nossos filhos para uma sociedade mais justa”, disse.

Os Núcleos do NEOJIBA iniciaram as atividades na última segunda-feira (05) e para a coordenadora do Núcleo Federação, Ana Paulin, a iniciativa é de grande relevância para maior integração das famílias no Programa. “Foi o primeiro encontro com esse grupo de familiares e foi super positivo. Eles demonstraram estar muito dispostos a fazer um trabalho em conjunto, pois se envolveram com a reflexão trazida pelo desenvolvimento social e isso é muito importante”, analisou a coordenadora.

As ações promovidas pelo setor de desenvolvimento social, que tem como premissa a viabilização de políticas públicas e acompanhamento dos integrantes e familiares, seguem por todo o mês de março, nas quais serão mobilizadas 400 famílias dos 12 Núcleos do NEOJIBA.

       NÚCLEO        LOCAL         DATA      HORÁRIO
JUVENIL TCA 16/03 18:00
OCA TCA 10/03 9:00
CORAL ODORICO 10 e 15/03 10:30/ VESP
CORDAS DEDILHADAS COLÉGIO CENTRAL 21/03 15:30
BAIRRO DA PAZ PROJETO AVANÇAR 13/03 9:00/14:00
CESA CESA 14/03 9:00/14:00
SESI SESI 16/03 08:00
PIRAJÁ PARQUE SÃO BARTOLOMEU 12/03 14:00
NORDESTE DE AMARALINA CSU 15/03 14:00
TRANCOSO INSTITUTO TRANCOSO 13/03 VESP

Comentários