Seminário Pedagógico NEOJIBA alinha objetivos e estratégias para 2019

  • 28 jan, 2019

Durante cinco dias, no campus da Universidade Católica do Salvador (UCSal), onde funciona o Núcleo Federação, uma das unidades dos Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia, o Seminário Pedagógico 2019 reuniu gestores, coordenadores, monitores, instrutores, equipe de desenvolvimento social e demais profissionais do programa NEOJIBA. O evento, que acontece todo início de ano desde 2010, tem o propósito de alinhar os objetivos, métodos e conceitos aplicados nos núcleos de prática musical e fortalecer, cada vez mais, os pilares da formação cidadã de crianças e jovens através do ensino e da prática musical coletiva. De acordo com o gerente pedagógico José Henrique Campos, o Seminário Pedagógico, além da parte de formação, busca também abrir espaço para discussões e compartilhamento de ideias e conteúdos que possam contribuir com o processo de aprimoramento do programa. “O NEOJIBA é um organismo muito vivo, muito dinâmico, então, quando a gente organiza um seminário, a principal ideia é fazer com que o próprio grupo, através de palestras e de espaços de discussão, traga propostas para que possamos fazer um programa cada vez mais interessante”.


Além das palestras e oficinas voltadas à metodologia do ensino e do processo formativo dos integrantes dos núcleos, o seminário também é um espaço aberto a diversos assuntos, desde questões operacionais e organizacionais até temas relacionados ao desenvolvimento social. Este ano o evento contou com a presença do secretário Cézar Lisboa, da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do estado, que reafirmou a importância do
programa NEOJIBA, vinculado à SJDHDS. Lisboa propôs ações complementares entre as iniciativas sociais do governo que são chanceladas pela Secretaria e também parabenizou a equipe NEOJIBA pelo trabalho realizado nos núcleos da capital e do interior da Bahia. 

Entre outros temas, o desenvolvimento social, uma das áreas de atuação do programa NEOJIBA, também foi destaque durante o encontro. O setor atua de forma articulada às ações educacionais e musicais de cada núcleo para favorecer o desenvolvimento integral das crianças e jovens do programa. A psicóloga Andréa Guedes foi uma das convidadas e palestrou sobre Proteção Social e Família, ao considerar os desafios das políticas de assistência social. Um dos assuntos destacados por ela foi ainda a necessidade de avançar em direção a uma lógica de serviços socioassistenciais que considere não apenas o indivíduo, mas a sua dinâmica familiar.
 

Para a coordenadora de Desenvolvimento Social, Olgair Marques, o evento é a primeira ação de planejamento do ano do programa NEOJIBA e reúne toda a equipe que lida diretamente com os integrantes e seus familiares. “Nessa semana de atividades, todos se unem para traçar caminhos e estratégias que poderão ser aplicadas durante o ano em sala de aula, no atendimento e nos encaminhamentos dos integrantes, com o mesmo objetivo que é desenvolver essas crianças e adolescentes para o mundo musical e social”. 

 

O alinhamento dos métodos de ensino esteve no centro das atividades do seminário. Um dos temas, Teoria Musical, suscitou, entre outros tópicos, discussões sobre a importância do exercício do solfejo (a habilidade de cantar as notas da partitura) e o desafio de ensinar coletivamente sem perder de vista o desempenho individual do integrante. Várias dinâmicas foram realizadas pelos participantes, que se dividiram em grupos para tocar em conjunto e simular situações e desafios que fazem parte do cotidiano dos núcleos de prática musical.

 

Fotos: Karol Azevedo e Eduardo Tosta

 


Comentários