• Inicial
  • Mídia
  • Notícias
  • Em maio, NEOJIBA realiza concertos didáticos no encerramento do projeto Orquestra Plástica

Em maio, NEOJIBA realiza concertos didáticos no encerramento do projeto Orquestra Plástica

  • 15 mai, 2018

Repensar, reduzir e reciclar. Essa é a mensagem de sustentabilidade da apresentação cênico-musical Viagem aos Limites Planetários, que estreia dia 16 de maio (quarta), às 15h, na Escola Municipal Albertina Dias Coelho, distrito de Passé, em Candeias. A apresentação conta com a presença de estudantes das escolas Antônio Cristino dos Santos e Castro Alves, do prefeito Pitágoras Ibiapina e outras autoridades locais. Depois é a vez da Escola Municipal de Ilha de Maré, em Praia Grande, receber o espetáculo no dia 23 (quarta), às 14h. A agenda de maio encerra no dia 30 (quarta) em Salvador, na organização Parque Social, com duas sessões, às 10h e às 15h.

As apresentações fazem parte das ações do terceiro ano do projeto Orquestra Plástica do NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia). O projeto tem patrocínio da Braskem e do Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. A iniciativa consiste na implementação de uma tecnologia social para construção de instrumentos musicais a partir de materiais plásticos.

Com texto de Viviane Abreu, a apresentação faz uma reflexão sobre sustentabilidade e o uso dos recursos naturais. O termo limites planetários, presente no título, faz referência aos limites ambientais seguros para que a humanidade possa se desenvolver sem que os impactos causados ao meio ambiente sejam irreversíveis. O musical propõe uma viagem guiada através da música e de teatro por temas como consciência ambiental, sustentabilidade, reciclagem, entre outros.

No repertório, obras da música popular brasileira como Planeta Água, de Guilherme Arantes, Refazenda, de Gilberto Gil, e Lilás, de Djavan. Os arranjos e a direção musical ficam por conta do professor Jamberê, membro fundador do NEOJIBA. O grupo é formado por Cely Venturini, Dâmaris dos Santos, Fabrizio D’andreamatteo Filho e Reinaldo Silva (violinos), Allan Resedá, Karen Silva e Nataly do Vale (violas), Joás Cruz (violoncelo) e Rafael Dias (flauta).

Todos os músicos são ex-integrantes do NEOJIBA, que continuaram suas formações na Escola de Música da UFBA, e multiplicam como professores os valores e os ensinamentos construídos dentro do Programa. Os instrumentos de cordas utilizados foram todos fabricados no Atelier de Lutheria de Plástico do NEOJIBA pelos técnicos e bolsistas do projeto Orquestra Plástica. Nos próximos meses, eles continuam as apresentações do Viagem aos Limites Planetários por outros municípios no interior da Bahia.

Orquestra Plástica
Com o objetivo de desenvolver uma tecnologia social para ampliar o acesso à iniciação musical, o NEOJIBA propôs o projeto Orquestra Plástica. A base da iniciativa é a construção de instrumentos a partir de materiais plásticos e capacita adolescentes e jovens no ofício da lutheria, uma articulação por meio da música dos campos da sustentabilidade e da inclusão socioprodutiva. A equipe que lidera o aprimoramento desta técnica de construção de instrumentos sinfônicos de plástico são os luthiers Andre-Marc Huwyler, David Matos, Alan Jonas e Natan Paes.

Programa NEOJIBA
Criado em 2007 como um dos programas prioritários do Governo do Estado da Bahia, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) tem por objetivo promover o desenvolvimento e a integração social, prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletiva. O NEOJIBA beneficia cerca de 6,5 mil crianças, adolescentes e jovens em todo o estado da Bahia. É uma ação da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (Justiça Social) e seu diretor fundador é o maestro e pianista Ricardo Castro.

Braskem
Com uma visão de futuro global, orientada para o ser humano, os 8 mil integrantes da Braskem se empenham todos os dias para melhorar a vida das pessoas, criando as soluções sustentáveis da química e do plástico. É a maior produtora de resinas das Américas, com produção anual de 20 milhões de toneladas, incluindo produtos químicos e petroquímicos básicos, e faturamento de R$ 55 bilhões em 2016. Exporta para Clientes em aproximadamente 100 países e opera 41 unidades industriais, localizadas no Brasil, EUA, Alemanha e México, esta última em parceria com a mexicana Idesa.

SERVIÇO
VIAGEM AOS LIMITES PLANETÁRIOS

 Quarta-feira, 16 de maio, às 15h
Escola Municipal Albertina Dias Coelho – Passé, Candeias

Quarta-feira, 23 de maio, às 14h
Escola Municipal de Ilha de Maré – Praia Grande

Quarta-feira, 30 de maio, às 10h e às 14h
Parque Social – Salvador (Av. ACM, 1213, Parque da Cidade, Itaigara)


Comentários