NEOJIBA capacita jovens para atuação no interior da Bahia

  • 02 mai, 2018

O NEOJIBA promoveu o encontro de 40 jovens de projetos musicais e filarmônicas membros da Rede de Projetos Orquestrais da Bahia durante o I Seminário Pedagógico, em Salvador. O evento, que aconteceu entre os dias 23 e 27 de abril, teve como objetivo qualificar os jovens músicos, com idades entre 15 e 23 anos, contemplados no Programa de Capacitação em Ensino Musical Coletivo (PROCEC) do NEOJIBA.

Além da integração com os participantes dos diversos projetos, os jovens contemplados no PROCEC participaram de oficinas e capacitações em áreas específicas, referentes às monitorias que vão desenvolver nas cidades do interior. “Participar deste evento foi fundamental para eu voltar com novas ideias para as minhas aulas. Aprendi a como lidar com crianças, público que tinha mais dificuldade para ensinar. Agora me sinto mais preparado e com mais desenvoltura para dar a monitoria”, afirma Ítalo Barreto, monitor de iniciação musical na Filarmônica 30 de Junho, de Serrinha.

Para os gestores e coordenadores do NEOJIBA, envolvidos nas capacitações e oficinas, a troca de conhecimento com os contemplados do programa foi fundamental para a propagação da prática musical coletiva. “A sede de conhecimento dos jovens é muito alta e muito positiva, conseguimos fazer uma troca muito bacana. Foi uma honra poder participar desse evento e ministrar a oficina de produção textual e às capacitações dos instrumentos de sopro e madeira”, conta Ana Julia Bittencourt, coordenadora de flauta do NEOJIBA.

A capacitação dos participantes, durante todo o ano, ocorre através de vídeo-aulas, elaboração de relatórios, resolução de dúvidas e assistência às atividades que serão desenvolvidas em campo. Além disso, há um segundo encontro de capacitação previsto para novembro, no município de Irecê. O objetivo do PROCEC é a promover a formação de músicos multiplicadores por meio de práticas musicais e pedagógicas no interior da Bahia. A edição 2018 da ação contempla 20 projetos orquestrais, sediados em 19 municípios do interior do Estado.

O próximo passo dos monitores é a realização das aulas em seus projetos no interior da Bahia. Orlando Afamador, coordenador pedagógico da Rede de Projetos Orquestrais da Bahia, tem grandes expectativas para o desenvolvimento e retorno do trabalho. “Temos diversas propostas, tanto no ensino de instrumentos específicos, como na regência e na iniciação musical. Através da coordenação de cada tutor, estaremos acompanhando o progresso das propostas, para que ao final o projeto seja feito com êxito”.


Comentários