• Inicial
  • Mídia
  • Notícias
  • NEOJIBA leva oficina de empoderamento feminino aos Núcleos de Salvador e Simões Filho

NEOJIBA leva oficina de empoderamento feminino aos Núcleos de Salvador e Simões Filho

  • 30 abr, 2018

Mariele Franco, Dilma Rousseff, Maria Bonita, Dandara, Thaís Araújo, Margareth Menezes, Glória Maria, Maria Quitéria, Joana Angélica, Maria da Penha, Luislinda Valois. Foram essas algumas das mulheres lembradas como referências na Oficina de Empoderamento Feminino realizada na última quinta (26), no Núcleo Bairro da Paz. A atividade faz parte do projeto Meninas na Música e foi resultado da parceria do Programa com a Secretária de Política para Mulheres (SPM).

O projeto Meninas na Música é uma iniciativa do NEOJIBA para promover a agenda global pela igualdade de gênero entre familiares, meninas e meninos integrantes dos seus 13 Núcleos. A iniciativa conta com o patrocínio do Instituto Avon e realiza ações de formação, vivências e mobilização sobre a atuação da mulher no cenário profissional da música de concerto e sua condição social, do empoderamento à violação de direitos.

Durante a oficina, as crianças e adolescentes foram instigadas a lembrarem de mulheres que marcaram a história do Brasil e refletiram sobre atitudes cotidianas. Kátia Santos e Margarida Alves, técnicas do eixo de autonomia da SPM, que ministraram a oficina, apresentaram a trajetória de vida de figuras femininas e promoveram dinâmicas para os integrantes discutirem sobre assédio e outras questões que envolvem a violência contra a mulher.

“Está sendo extremamente gratificante e prazeroso o trabalho com os jovens dos Núcleos do NEOJIBA, porque estamos entrando em contato com uma juventude que está com sede de conhecimento. Apesar da forma arredia que eles se colocam em alguns momentos, percebemos que eles têm vontade de aprender. Nosso objetivo aqui é incentivá-los a buscar mais conhecimento”, conta Margarida. “A secretaria tem uma preocupação muito grande em dialogar com a juventude, porque se nós não formos capazes de mudar com a juventude, as próximas gerações vão continuar da mesma forma”, afirma Kátia.

“Para mim a oficina foi muito boa, porque eu pude conhecer a história de muitas mulheres, que antes eu não sabia. Também tem muitas crianças aqui que acham que menina só pode brincar de boneca e foi bom para a gente pensar que podemos ser o que a gente quiser”, contou a jovem trompetista Eduarda Almeida, integrante do Núcleo e da Orquestra Castro Alves.

A Oficina de Empoderamento Feminino aconteceu durante toda a semana de 23 a 27 de abril. Os integrantes dos Núcleos Nordeste de Amaralina, Cordas Dedilhadas (Nazaré), Pirajá, Bairro da Paz e Liberdade foram contemplados nesta primeira etapa. Nos dias 7 e 8 de maio é a vez dos Núcleos Federação e CESA (Simões Filho) receberam a atividade, que também será ministrada por Kátia Santos e Margarida Alves.


Comentários