• Inicial
  • Mídia
  • Notícias
  • Meninas na Música: musicistas de excelência participam de projeto de empoderamento feminino no NEOJIBA

Meninas na Música: musicistas de excelência participam de projeto de empoderamento feminino no NEOJIBA

  • 19 abr, 2018

Como programa de desenvolvimento social, o NEOJIBA está comprometido com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) formulados pela Organização das Nações Unidas (ONU). Entre os 17 objetivos traçados, está o de garantir que todos os seres humanos possam realizar o seu potencial em dignidade e igualdade. Em 2018, o NEOJIBA promove a agenda global pela igualdade de gênero entre meninas e meninos integrantes dos seus 13 Núcleos, através do projeto Meninas na Música. Uma iniciativa que conta com o patrocínio do Instituto AVON.

As atividades do Meninas na Música começam esta semana (de 16 a 20 de abril) em Salvador, com as aulas de fagote da alemã Ariane Petri, fagotista da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) e da Orquestra Petrobrás Sinfônica – duas das principais orquestras do País. Até dezembro 2018, 16 professoras e musicistas de excelência estarão em Salvador para compartilhar vivências e experiências com integrantes do Programa. Participam desta iniciativa nomes de referência nacional e internacional, como a violista argentina Ingrid Zur, a harpista canadense Gianetta Baril e a maestrina brasileira Ligia Amadio (foto), uma das idealizadoras do Simpósio Internacional Mulheres Regentes, que busca refletir sobre a atuação da mulher regente no cenário profissional em toda a América.

Erica Smetak, ex-integrante do NEOJIBA, também faz parte do conjunto de mulheres que participarão do eixo artístico do projeto Meninas na Música. A jovem oboísta começou a tocar no Programa aos 8 anos. Hoje estuda na Escola Superior de Música de Genebra. Ela é um exemplo para os mais jovens integrantes do Programa, de que é possível ocupar espaços relevantes dentro das suas áreas de atuação futura, com muita dedicação e disciplina.

Em Salvador, as musicistas convidadas realizam master classes e ensaios com as principais formações musicais do NEOJIBA. O projeto também prevê a difusão de repertório em homenagem a instrumentistas e compositoras nos 12 Núcleos de Prática Musical do Programa, sediados na capital e no interior do Estado.

Formação para promover a Igualdade de Gênero
O Meninas na Música também realiza diversas ações de formação no campo socioassistencial mobilizando crianças, adolescentes, jovens e famílias atendidos pelo NEOJIBA. Neste eixo de atuação, o projeto prevê a realização de 18 oficinas para um público de 425 adolescentes e jovens sobre os temas: prevenção à violência contra mulher, empoderamento feminino e educação sexual no contexto da saúde feminina. O objetivo é conscientizar sobre violação de direitos e equidade de gênero. As mães das crianças serão convidadas a participar de 03 oficinas de estímulo à geração de renda, para desenvolver habilidades para o mercado de trabalho e a independência feminina.

Luiza dos Santos, coordenadora do Meninas na Música, está no NEOJIBA há 10 anos e acredita no potencial desta iniciativa. “Entrei aqui com 16 anos, então o Programa faz parte da minha formação como pessoa. Essas oficinas tocam em temas atuais muito pertinentes. É fundamental refletirmos sobre violência contra a mulher, feminicídio e todas as outras questões que o projeto aborda. Trazer essa problemática para dentro do contexto musical também é importante, pois plantamos a semente para que as meninas do NEOJIBA percebam que elas também têm capacidades para se destacarem como regentes, instrumentistas ou em qualquer outra função ou área de atuação profissional”, afirma.

Outra ação inovadora com potencial de mobilizar toda a comunidade NEOJIBA e também a sociedade como um todo é a construção de uma campanha de sensibilização sobre a importância da igualdade de gênero. Deverá resultar das oficinas de audiovisual que serão ministradas aos participantes do Programa, promovendo o protagonismo dos jovens na mobilização em torno da causa.

Programa NEOJIBA
Criado em 2007 como um dos programas prioritários do Governo do Estado da Bahia, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) tem por objetivo promover na Bahia o desenvolvimento e a integração social, prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O NEOJIBA beneficia cerca de 4.600 crianças, adolescentes e jovens em todo o estado da Bahia. É uma ação da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e seu diretor fundador é o maestro e pianista Ricardo Castro.


Comentários