Núcleo Liberdade apresenta concerto no Espaço Xisto Bahia

  • 14 jun, 2018

Já era perto das 19h na última quarta (13) quando o público que aguardava no foyer do Espaço Xisto Bahia para assistir ao concerto do Núcleo Liberdade do programa NEOJIBA foi surpreendido pela entrada da turma de iniciação musical no lugar. Em fila, liderados pela professora Ainoã Cruz, as crianças fizeram os preparativos para a apresentação principal no palco com o número das posições de ensaio e interagiram com quem estava no local.

Os pais de Matheus Barbosa, trombonista no Núcleo Liberdade, foram os escolhidos para participar da brincadeira no foyer. A mãe Silvana Barbosa guiou os pequenos violinistas nas posições de ensaio, enquanto o pai Maurício Barbosa regeu o grupo. “Eu acho ótima essa interação dos professores com os pais, porque nos aproxima, dá confiança e cria vínculos”, afirma Silvana sobre a sensação de interagir com a turma.

A família acompanha o NEOJIBA há dois anos, quando o filho entrou para o núcleo. Durante esse período, o entusiasmo de todos só faz crescer, pois os pais conseguem perceber no cotidiano o impacto que as atividades no programa no comportamento de Matheus. “Eu tenho que me policiar para não mais empolgado com o NEOJIBA do que meu filho”, conta aos risos Maurício. “Depois que entrou para o núcleo, Matheus se desenvolveu como crianças, melhorou a disciplina, sem contar que é apaixonado pelo NEOJIBA”, diz Silvana.

Dentro da sala, o coordenador do núcleo André Gomes Felipe recebia o público ao som de Asa Branca, de Luiz Gonzaga, na sanfona, enquanto Ana Celi, professora de violino, recitava a letra da canção. O público pode ouvir ainda a Orquestra da Liberdade apresentar músicas como Abertura de William Tell, Águas de Março e Peixe Vivo.

Outro momento especial do concerto foi a estreia de Flávio Santana como regente. Ele esteve à frente da orquestra em Hino à Alegria, tema do primeiro movimento da Sinfonia nº 9 de Beethoven. Flávio participa do projeto jovens líderes, que estimula a formação de lideranças e a multiplicação entre o integrantes do núcleos de prática musical do programa NEOJIBA.


Comentários