IASPM

logo_IASPM

O Instituto de Ação Social Pela Música – IASPM (anteriormente denominado Associação de Amigos das Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia e do NEOJIBA -AOJIN) é uma entidade pioneira na Bahia na promoção da integração social através da prática orquestral e coral. Constituído como pessoa jurídica sem fins lucrativos, foi fundado em 10 de setembro de 2008 para promover, incentivar e apoiar a prática orquestral e coral infanto-juvenil e colaborar com o desenvolvimento do Programa NEOJIBA em todo o estado, criando oportunidades inéditas para crianças, adolescentes e jovens do estado da Bahia e atendendo a todos os segmentos da sociedade.

Qualificado como Organização Social na área cultural pelo Governo do Estado da Bahia em 2009, o IASPM desde sua criação não mediu esforços para apoiar o NEOJIBA com recursos financeiros, cessão de instrumentos musicais e material pedagógico, organização e financiamento de turnês e de oficinas com professores de renome internacional, e a gravação do primeiro DVD promocional. O IASPM é atualmente responsável pela gestão e desenvolvimento do Programa NEOJIBA através de um processo de parceria entre Estado e Terceiro Setor chamado de “publicização”. O IASPM é a primeira Organização Social da área da cultura a firmar um Contrato de Gestão com o governo baiano e pretende, através desta parceria, ser uma entidade de referência internacional na execução de políticas públicas na área de integração social por meio da música.

Dotada de uma Direção Executiva e uma equipe pedagógica e técnico-administrativa altamente capacitada em gestão e desenvolvimento de núcleos orquestrais, o Instituto recebe recursos do Estado da Bahia para a gestão do NEOJIBA, contando com maior eficiência administrativa e podendo também captar recursos privados e estabelecer parcerias em benefício do programa, fator este essencial para a expansão e criação de novos núcleos em outras localidades de Salvador e municípios do estado. O modelo de gestão do NEOJIBA está inserido no Programa Estadual de Organizações Sociais do Estado da Bahia, com base na Lei N° 8.647, de 29 de julho de 2003 e no Decreto No 8890, de 21 de janeiro de 2004.

Compartilhe