Atividades

Reunião-NPO-Estrelas-Musicais-13.11

O NEOJIBA promove ações de acompanhamento social, fortalecendo e reforçando a missão principal do Programa, bem como o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários. O setor de Desenvolvimento Social do Programa realiza anualmente um mapeamento social de todos os integrantes do Programa, além de ações como: encaminhamento para atendimento Social Básico, articulação com CRAS e CREAS e outras instâncias da rede de proteção social; reuniões com famílias, acompanhamento do percurso formativo de jovens em idade escolar e acompanhamento de egressos do Programa.

Formação-Musical

A formação musical em diversas vertentes é uma das prioridades do NEOJIBA, que oferece aos integrantes do Núcleo de Gestão e Formação Profissional atividades como: Classe de Regência, Classe de Teoria, Capacitação em Monitoria, Oficinas de Arranjos e Composição, além de um programa de capacitação de Bolsistas Aprendizes em áreas técnicas e de gestão dentro do programa. O NEOJIBA promove anualmente um Seminário Pedagógico com convidados nacionais e internacionais; as vagas também são abertas ao público externo.

Prática-Orquestral-e-Coral

As práticas orquestral e coral são atividades fundamentais do Programa NEOJIBA. Aplicando uma nova metodologia de ensino da música inspirada no El Sistema Venezuelano, aliada à integração social e à excelência artística, o NEOJIBA atinge em pouco tempo resultados surpreendentes, tanto no âmbito do crescimento integral de jovens e crianças, quanto no desempenho artístico de seus integrantes.

Apresentações-Públicas

Com seus diversos grupos artísticos (orquestras sinfônicas, orquestras de câmara, cameratas e corais) o NEOJIBA promove diferentes tipos de apresentações públicas, como Concertos Sinfônicos, Concertos Didáticos, Concertos de Câmara e formatos especiais. Para contratar apresentações ou convidar os grupos do NEOJIBA, entre em contato com:

Janela do Mundo
Claudia Lima – claudia.lima@janeladomundo.com.br – + 71 99982-2236
Debora Brito – debora.brito@janeladomundo.com.br – +  71 99211-5517

www.janeladomundo.com.br

Ensaio-OCA-com-participação-de-Catherine-Larsen---05.11.2014-

O NEOJIBA promove intercâmbios pedagógicos entre seus Núcleos e Projetos Parceiros, além de estabelecer parcerias com renomadas instituições nacionais e internacionais, como a Fundación Musical Simón Bolivar (Venezula), Haute école de musique de Genève – HEM (Suíça), a Filarmônica de Berlim (Alemanha), a National Youth Orchestra of Great Britain – NYO (Reino Unido), a Orchestra of the Americas – YOA e a Guildhall School of Music & Drama  (Reino Unido). O NEOJIBA foi o 1o programa brasileiro a integrar a Jeunesses Musicales International (JMI), a maior rede de projetos musicais para a juventude, envolvendo mais de 40 países.

lutheria

O Atelier Escola de Lutheria da Bahia tem um papel fundamental no NEOJIBA. Sem instrumentos não há música. Além de realizar serviços de reparação, reforma e manutenção de instrumentos de cordas e sopros, o AEL também é um centro de formação de luthiers, que pratica os mesmos princípios e valores do Programa, entre eles o efeito multiplicador e a integração social.

 

 

 

David Matos
Coordenador do Atelier Escola de Lutheria (AEL)
davidmatos@neojiba.org;

CDM

O NEOJIBA possui um extenso acervo musical que inclui partituras, CDs, DVDs e livros, além do registro de todas as atividades realizadas pelo programa, com arquivos de áudio e vídeo, fotos, artigos, revistas, jornais e boletins.